Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O mundo contemporâneo é cercado por múltiplas ideias, múltiplas opiniões, múltiplos pontos de vista. São tantas vozes, tantas notícias, tantas opiniões. Torna-se indispensável, assim, que esta pluralidade não afete o ser humano na sua totalidade, na sua afetividade e sexualidade, na sua vivência cotidiana, na sua capacidade de transcendência, de abertura ao outro. De fato, torna-se necessário que todas estas áreas da vida humana sejam iluminadas pela fé, que proporcionará um sentido mais pleno e mais verdadeiro ao ser humano.

Para quem é cristão, os desafios não são diferentes. Diante desta diversidade, destes pluralismos, sejam eles culturais, sociais, ideológicos ou religiosos, faz-se necessário que os cristãos sejam cada vez mais conscientes do que são e do que acreditam.

De fato, os cristãos creem que a dignidade mais sublime do homem consiste na sua vocação à união com Deus. É desde o começo da sua existência que o homem é convidado a dialogar com Deus. A vocação remete o ser humano a Deus, seu sentido e sua meta. Este mesmo Deus que inscreveu no coração humano o desejo de vê-Lo. Mesmo que, muitas vezes, o ser humano o ignore, Deus não cessa de atrair cada ser humano para si, cativando-o e fazendo com que ele compreenda que a plenitude de verdade e de felicidade está em Deus. Por natureza e por vocação, o homem é um ser religioso, capaz de entrar em comunhão com o seu Criador. É este vínculo íntimo e vital com Deus que confere ao ser humano a sua dignidade fundamental.

Cristo é o modelo da dignidade

Deus quis tanto cativar o ser humano, que se fez homem e habitou entre nós. Jesus Cristo é este Deus feito homem e é o modelo de ser humano plenamente consciente desta sua dignidade fundamental de Filho amado. O Filho de Deus ensina a cada um a viver a sua dignidade fundamental, pelo Seu exemplo, pela Sua entrega, pela Sua vida orante, pela Sua simplicidade, pelo Seu acolhimento.

E Ele mesmo demonstrou que a dignidade fundamental do ser humano é cercada de uma índole comunitária, pois Deus mesmo quis, ao criar o homem e a mulher à sua imagem e semelhança (cf. Gn 1,27), que todos formassem uma só família e se tratassem uns aos outros como irmãos. Quanto mais o ser humano for imagem e semelhança de Deus e proporcionar aos outros este conhecimento, esta experiência, mais reconhecerá aquilo que é. E o Cristo é o modelo, é o caminho, é o orientador.

Retorne às origens cristãs

O seguimento de Cristo, do seu Evangelho, no testemunho do dia a dia, o acolhimento do Seu amor misericordioso, que também gera responsabilidade e compromisso com os outros, são as molas propulsoras que levarão o cristão à sua configuração maior a Cristo, a restaurar em si aquela imagem e semelhança de Deus, talvez desfigurada pelo egoísmo, pela falta de amor, pelo desespero, pelo pecado.

É tempo de despertar, é tempo de voltar às origens, é tempo de ser amado por Deus e de amar. Mãos à obra!

Tarciana Barreto - Natural de Aracaju (SE), Tarciana Matos Barreto é membro da Comunidade Canção Nova há 20 anos. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, a missionária é formada também em Teologia pela Faculdade Dehoniana de Taubaté e mestra em Direito Canônico pelo Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro. Palestrante de cursos de catequese, formação e espiritualidade, ela também escreve artigos para o Portal Canção Nova e para o site do Santuário do Pai das Misericórdias. Na Canção Nova, ela já participou de vários programas da TV, além de pregar em encontros de evangelização. Tarciana é apaixonada pelo estudo da Palavra de Deus, da Doutrina da Igreja, da formação humana, espiritual e catequética.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.