Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nas próximas semanas, a Câmara dos Deputados terá a oportunidade de entrar num novo tempo com a eleição para a presidência da Casa. Não é preciso se alongar explicando por que essa votação é tão importante para o país, nem enfatizar as qualidades que se esperam do vencedor, mas, tendo em vista o que ocorreu nos últimos anos, considero imprescindível dar destaque a tudo aquilo que o próximo mandatário não pode ser ou não deveria fazer.

Começo com o óbvio: o parlamentar que assumir a presidência precisa ser autêntico, ter palavra digna de confiança e não adotar a ambiguidade de quem tem duas caras como padrão moral. É inaceitável que o próximo presidente da Câmara, por exemplo, pose de defensor da agenda econômica liberal diante da mídia que o adula e em jantares sofisticados com a nata do empresariado, enquanto, nos bastidores, firma acordos espúrios com a pior parte da esquerda, impedindo privatizações e enfraquecendo propositalmente todo tipo de proposta reformista que chega aCasa. Delegar relatorias cruciais para o desenvolvimento econômico do país aos deputados que publicamente difamam a modernização do estado é simplesmente sabotagem, e isso precisa acabar na próxima gestão.

O Brasil todo também espera que o novo presidente da Câmara seja alguém que respeite a vontade popular expressa nas eleições de 2018, na qual Jair Bolsonaro foi eleito presidente da república com uma pauta bastante clara e que foi majoritariamente aceita pela população. Ignorar esse fato incontestável e insistir em demonizar temas como a flexibilização do porte e posse de armas ou a luta contra a ideologia de gênero soa como teimosia infantil, e não como maturidade democrática. É perfeitamente possível e compreensível que o próximo presidente da Casa discorde de algumas das ideias que elegeram Bolsonaro, mas opor-se sistematicamente a todas as propostas provenientes do eleitorado conservador, rotulando de modo simplista e pejorativo como “pauta de costumes” a tudo o que não o agrada pessoalmente, é uma forma de agir inaceitável, egoísta e antidemocrática.

Outra prática que precisa ser enterrada junto com o passado frustrante dos últimos anos é a arrogante divisão entre aqueles a quem o presidente da Casa atende e aqueles a quem ele escolhe premeditadamente ignorar, não importando o dever democrático que recai sobre o cargo que ocupa. São as velhas “panelinhas” que acabam por gerar castas entre parlamentares essencialmente iguais, com o agravante de que só caem nas graças do presidente aqueles que se submetem docilmente à sua vontade, por exemplo, produzindo relatórios que digam exatamente aquilo que o presidente quer que seja dito. Trata-se de uma forma deplorável de agredir a independência dos deputados, uma demonstração de desrespeito, de falta de humildade e de honradez. É algo que precisa ser recordado, especialmente no momento do voto, por cada parlamentar que, nos últimos anos, não foi tratado pela presidência da Casa com a devida dignidade, a mesma que qualquer outro de seus pares merece.

Por fim, espero que a presidência da Câmara dos Deputados seja assumida por alguém politicamente maduro, que não seja excessivamente sensível a picuinhas e não dependa permanentemente dos elogios da grande imprensa para fazer seu trabalho.

O Brasil não aguenta mais receber fingimentos e melindres de quem se esperava apenas responsabilidade. A presidência da Câmara precisa crescer.

Filipe Barros (PSL-PR), Deputado Federal - Londrina - Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.