Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Artigos e Opinião 25/02/2020  08h43

O SUS é nosso!

Em 1923, a Lei Eloy Chaves criou as Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAP’s) para promover assistência médica a uma parcela dos trabalhadores brasileiros. A referida lei é vista como um embrião do sistema de saúde que temos hoje. Posteriormente, em 1933, Vargas criou o Instituto de Aposentadorias e Pensões (IAP). A partir do IAP, o Estado passa a ter maior participação no sistema público de saúde. Mais tarde, o Instituto Nacional da Previdência Social (INPS) se tornou o gerenciador dos benefícios socais, enquanto o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) gerenciava as assistências médicas. E, em 1988, por meio da Constituição Federal, nasceu o nosso Sistema Único de Saúde.

Como podemos perceber, o nosso sistema de saúde permanece em constante evolução e aprimoramento. Assim sendo, ainda há aspectos a serem melhorados. Infelizmente, muitos cidadãos passam muito tempo nas filas, aguardando a liberação de leitos, por exemplo. Sem falar na escassez de recursos que prejudica, e muito, o nosso SUS. Quase sempre, nos corredores do Hospital Universitário de Santa Maria, há pacientes sendo atendidos ou aguardando por procedimentos cirúrgicos. Ressalto aqui o trabalho das equipes de saúde que trabalham diariamente para que os pacientes sejam atendidos da melhor maneira possível. O SUS realmente precisa de profissionais dispostos a enfrentar tempestades, se necessário, na busca por dias melhores. 

Leitor (a), não quero aqui defender cegamente o nosso Sistema Único de Saúde nem defender qualquer forma de politicagem, seja ela de esquerda, seja ela de direita. Sei que o nosso SUS precisa ser aprimorado em determinados aspectos. Entretanto, sei também que tal aprimoramento não virá por meio de canalhices de gestores mal intencionados. Leitor (a), hoje escrevo para pedir a tua ajuda na defesa do nosso SUS. Faço tal pedido, porque as engrenagens do SUS não podem parar. Por ano, segundo o relatório de gestão do Ministério da Saúde, são realizados pelo SUS: 117.754 internações, 9.647.928 exames laboratoriais, 2.751.422 consultas, 99.021 procedimentos cirúrgicos e 819.507 procedimentos ambulatoriais. Em razão disso, convido-te a cobrar das nossas autoridades empenho para que o nosso SUS permaneça em constante evolução.

Peço-te, portanto, leitor (a), que não faças parte do grupo que vive para jogar pedras no nosso Sistema Único de Saúde. O SUS é teu, é meu, é nosso. Assim sendo, precisamos lutar contra o sucateamento de um dos nossos bens maiores. Nessa ferrenha luta diária, não podemos nos abdicar da luta pelo nosso SUS. Infelizmente, existem “profissionais” e determinadas “empresas” de saúde que lucram muito, quando o nosso SUS virá motivo de deboche e de piada. Terão de fazer muito mais do que fazem hoje para que consigam desintegrar o nosso Sistema Único de Saúde. Por hoje, peço novamente que ajudes na luta pelo constante aprimoramento do nosso Sistema Único de Saúde.

Anderson Luís Pires Silveira – Estudante de medicina da UFSM - Centro – Santa Maria/RS  

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.