Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Setenta e sete por cento dos brasileiros utilizam o smarphone para pagar contas, transferir dinheiro e outros serviços bancários. Essa é a segunda maior atividade no sistema, superada apenas pelas buscas em portais e bancos de informações. A pesquisa, divulgada pelo Google em evento realizado em São Paulo, diz que o terceiro maior serviço nos celulares é a leitura de jornais, revistas e sites de notícias, por 70%, seguida da pesquisa de mobilidade (Google Mps e Wase) por 65%, vindo depois o acesso a serviços públicos (FGTS, INSS e documentos digitais), por 44% dos usuários. É uma formidável mudança de perfil em relação ao começo da década de 90, quando os celulares chegaram ao Brasil apenas com a função de fazer ligações telefônicas sem estar ligados a um fio. Hoje o smathpone é ferramenta de trabalho, lazer, emergência e serve, até para telefonar.

No longínquo 1932, quando publicou o seu livro “Admirável Mundo Novo”, o escritor britânico Aldous Huxley - que se tornou best-seller e leitura obrigatória de gerações, projetando sua história ao ano 2540, 632 DF (Depois de Ford, o pioneiro do automóvel) - jamais poderia imaginar que um aparelhinho individual, surgido como telefone, poderia ir, paulatinamente, assumindo tantas atividades. O smartphone constitui hoje item indispensável à vida das pessoas, independente de sua condição cultural, financeira, religiosa, social ou profissional. Muitos serviços e interesses antes disponíveis só na forma presencial, estão no telefone e alguns já começam a ser exclusivos desse meio e da internet, o grande ambiente em que se insere a telefonia móvel.

Em lugar dos automóveis que voavam nas estórias de ficção científica de décadas atrás, temos hoje os carro autônomo, que anda sem motorista. O mundo começa a ser invadido pelo carro elétrico que, pelo visto, poderá levar o petróleo à inviabilidade. As distâncias antes vencidas em horas, dias, meses e até anos pelo cavalo, barco, automóvel ou avião, agora são cobertas pelo sinal eletrônico dos computadores e smartphones que nem precisam estar ligados fisicamente a qualquer ponto da rede para levar imagens, documentos e informações a qualquer parte do planeta, viajando na velocidade da luz.

Como tudo que vem para facilitar a vida do homem também pode ser utilizado para subjugá-lo e contrariar seus interesses, o ambiente digital, onde se inserem os smartphones, tem de ser encarado como um mundo à parte e estar sujeito a normas e regulamentos. Isso para não virar território de ninguém e, em vez de ajudar, trazer problemas à vida das pessoas. Embora de forma inesperada a Huxley e a outros futurólogos, o computador, a internet, o celular e, particularmente, o smartphone nos proporcionam o idealizado mundo novo e transformam a Terra na aldeia global que muitos, ao ouvirem sua citação, décadas atrás, pensaram tratar-se, apenas, de frase de efeito. Seu uso responsável é de fundamental importância... 

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.