Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prefeitos de diferentes pontos do Estado de São Paulo – especialmente os do litoral -  abandonaram a obediência que antes era dedicada às medidas restritivas impostas pelo Estado no controle à pandemia do coronavírus. Em vez de aceitar a decretação estadual e colocarem suas cidades no status “vermelho” – que fecha bares e restaurantes e impõe restrições ao comércio e a diferentes atividades – mantiveram o nível “amarelo”, que permite o funcionamento de tudo sob medidas de controle sanitário. Essa atitude é de suma importância, principalmente agora, que temos a renovação dos mandatos municipais. É uma interessante postura, pois pouco importa a estatística nacional ou estadual de infectados, mortos e vagas hospitalares, se tivermos em nossa cidade os recursos que nos socorram numa necessidade. E isso quem tem de prover é o prefeito, ajudado pelos vereadores. Para isso os elegemos. 

A pandemia vem sendo tratada de forma inconveniente desde o princípio, quando o presidente da República e os governadores divergiram e o Supremo Tribunal Federal, provocado por partidos de oposição, atribuiu a governadores e prefeitos a decisão sobre o que fazer nos pedaços do território por eles governados. Os governadores assumiram o protagonismo e muitos prefeitos submeteram-se quando, para realmente cumprir o que decidiu o STF, deveriam ter questionado as medidas estaduais incabíveis a seus municípios.

Espera-se dos atuais prefeitos, nos dias que lhes restam, e dos que serão empossados no dia 1º de janeiro próximo, atitude mais proativa diante da pandemia que ainda se faz presente. Que não aceitem caninamente as imposições dos governadores e outras autoridades estaduais e federais e façam o que entenderem ser mais apropriado para suas cidades e respectivas populações. Não se esqueçam que agora, com a chegada das vacinas, a grande tarefa de imunizar a população estará nas mãos do município, o único ente das três esferas do poder que se relaciona diretamente com a população. Como já dizia o ex-governador Franco Montoro, ninguém mora na União e nem no Estado e todos moramos no município. No caso da Covid-19, cabe ao governo federal providenciar os meios e diretrizes gerais de combate. Ao Estado é reservada a logística de fazer as doses chegarem ao município e, ao município, a tarefa de aplicar a vacina no povo. Tudo o que se impor fora disso, é indevido. Principalmente quando se verificar a existência de agentes públicos tentando tirar proveito político ou eleitoral do cumprimento dessa obrigação.

Não podemos esquecer que a ação de governar é tripartite. Existem as tarefas federais, as estaduais e as municipais. Um nível jamais deverá avançar sobre a zona de competência do outro, pois isso só prejudica o resultado geral. Cada governante e seus agentes devem assumir suas responsabilidades e jamais cedê-las a terceiros e, se o fizerem, a tendência é que paguem muito caro por isso. Dezenas de prefeitos obedientes já descobriram isso, da pior forma: perdendo as eleições. O povo deixou de neles confiar.

Se cada prefeito e seus vereadores cumprirem suas obrigações, a pandemia se resolverá. Os governadores não precisarão dizer o que temos de fazer em nossas cidades ou na rua de nossas casas. Tudo o que eles dizem e determinam, até com força de lei, não passa de suposição de quem não conhece a realidade local...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.