Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estamos em uma semana relevante para diversas tradições religiosas. Apesar das diferenças de crenças há um sentido comum nesse período que antecede a Páscoa: estamos em fase de reavaliação de rota, de conclusão de ciclos, de finalizações, para que de fato tenhamos um renascimento nesta data que é tão marcante, há tantos séculos.

É interessante percebermos o quanto esta tônica - de finalizações, revisões e renascimento - está presente neste ano. Estamos nos despedindo de um período de pandemia, de tantas turbulências e ao mesmo tempo de tantas reinvenções, para enfim retomarmos a normalidade de nossas vidas – ainda que seja uma normalidade diferente do que tínhamos em 2019.

E ainda teremos eleições no segundo semestre – uma das principais conquistas da democracia. A cada quatro anos temos a oportunidade de reavaliar a rota que nosso país e nosso Estado tomaram e de pesar na balança o que foi bom e o que não foi. É por meio do voto que manifestamos qual rumo queremos seguir e por isso o processo eleitoral é o mais importante na edificação do processo democrático.

O Sistema Confea/Crea acredita na força da democracia e sabe da importância dos ciclos de revisão de prioridades, com a ampla participação de todos. É por isso que, a cada três anos, os Sistema Confea/Crea Mútua em todo o Brasil realiza um ciclo de  reuniões para preparar os Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs), envolvendo todas as Inspetorias e Regionais.  As convocações de engenheiros, agrônomos e geocientistas estão acontecendo em todo o país. Nesta primeira etapa, todos são chamados a discutir e registrar suas propostas - para melhorias ou mudanças na legislação e nos processos que regem as profissões vinculadas ao Sistema Confea/Crea.

Nesta edição, o eixo temático da discussão é “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”. O final do processo deverá ocorrer em outubro, quando é realizado o 11° Congresso Nacional de Profissionais.

Quanto maior a diversidade de vozes, menores as chances de pontos cegos. As escolhas ficam mais íntegras, no sentido mais amplo da palavra. Mas é preciso adesão, é fundamental o envolvimento de todos. Críticas construtivas são muito bem-vindas nesse momento de reconstrução de caminhos. Quem já participou, sabe que há mudanças efetivas. Acredito que, cada pessoa, no seu espaço de influência, pode atuar e fazer a diferença para construir uma nova realidade. É por isso que cada um deve fazer seu papel, de participar das discussões e também de estimular a participação de seus colegas.

Eu finalizo destacando que a democracia é, acima de tudo, voz – é defender seu ponto de vista nos momentos de discussão, para colaborar na transformação do que não funciona mais.

São as revisões periódicas que tornam os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) sempre atuais em sua atuação em defesa dos profissionais.

O momento é propício para nos transformarmos, para deixarmos pra trás o que não faz mais sentido. Esse é um tempo de renascimento e de vida nova. Não deixe de participar das escolhas que são importantes em sua vida.

Feliz Páscoa a  todos!

Ricardo Rocha, presidente do Crea-PR- ascomlondrina@creapr.org.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.