Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A cada dia que passa a PEC 199 é mais aceita pelos parlamentares de Brasília. Redigida em 2019, a medida prevê a prisão em segunda instância. Ora, sabemos que o Brasil enfrenta um grande problema de encarceramento em massa. De acordo com o Sisdepen (Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional), são cerca de 539 mil pessoas em regime fechado ou provisório no país.

Se aprovada, a medida poderia, sim, ajudar a resolver esse velho problema do Judiciário. Aliás, se fizer uma pesquisa com a população tenho convicção de que a maioria é favorável à prisão em segunda instância.

O fato é que nosso modelo atual de condenação não funciona como deveria, por mais que isso seja uma coisa dolorida de se dizer. Alguns ousam até dizer que o nosso sistema privilegia a prisão.

A população brasileira quer, sim, que o problema de encarceramento em massa seja resolvido no país. Muitos deputados não querem a medida, mas sejamos sinceros, a PEC 199 parece a única opção viável e concreta que possa ajudar a solucionar essa questão.

Precisamos dar um basta na impunidade dos criminosos. Se não houver cuidado, o Brasil afunda em crimes de corrupção e assassinatos. O Judiciário brasileiro tem de tomar uma decisão. Que tal seguir os anseios do povo pelo menos desta vez!

Antonio Tuccilio, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.