Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O suicídio de policiais é um problema que há muito incomoda a classe e exige providência dos governos empregadores e da sociedade a que esses profissionais servem. Enquanto na população a incidência é de 5,8 casos por 100 mil habitantes, o número vai a 30,7 por entre policiais civis e 21,7 dos militares paulistas. Em nível nacional, o 13º Anuário de Segurança Pública informa que em 2018 suicidaram-se 104 agentes policiais, um número maior do que os mortos em confronto, que somaram 87. Logo, a letalidade intra atividade é maior do que a decorrente do exercício profissional e de seu choque com criminosos e outros antagônicos. O quadro pode ser mais grave, levando-se em consideração que parte das unidades federativas não produz estatísticas a respeito.

No seu dia-a-dia, o policial, tanto o civil quanto o militar, tem contato direto com as iniquidades, o sofrimento e as angústias da população, e as somatiza. Também sofre, como profissional, ser humano e chefe de família, as agruras pessoais representadas por salários incompatíveis com a função e seus riscos, falta de condições ideais de trabalho e questões paralelas. Até o “bico” que agora é chamado função delegada e oficializado, periclita a sua vida pois lhe tira a oportunidade de descansar e se recuperar entre uma jornada e outra. Não bastasse isso, é ainda submetido a um rígido controle disciplinar e, por outro lado,  atacado pelos criminosos e desordeiros sociais, cada dia mais violentos e determinados a subjugar os agentes da lei. Nisso se incluem os fatos de ter de utilizar o mesmo transporte público usado pelos criminosos a que tem o dever de combater, ter de morar em regiões problemáticas e ser perseguido e literalmente caçado pelo crime organizado.

É importante considerar que o policial é um servidor público com importantes e específicas atribuições. Durante os demagogos anos em que os governos, a título de se parecerem democráticos, enfraqueceram as polícias e empoderaram os criminosos, ficou mais difícil a vida no quartel ou no distrito policial. São Paulo, estado mais desenvolvido da federação tem apenas duas psicólogas e duas assistentes sociais para servir aos 28 mil policiais civis. A Polícia Militar só tem atendimento do gênero em 35% das unidades. A Ouvidoria de Polícia está acompanhando e identificando o problema. É preciso, pelo menos, “segurar a cabeça” de quem convive com tantos problemas.

A classe espera ser socorrida por quem de direito (e obrigação). Encarregado de proteger os cidadãos, o policial como profissional, contribuinte, chefe de família, cônjuge e filho, carece da assistência do Estado a que serve e ajuda a manter estável. Já foi muito desrespeitado pelos irresponsáveis governos que os deixaram entregues à própria sorte. O agente da lei é uma peça importante da sociedade e mantê-lo vivo constitui a grande obrigação de todos os que dependem de seu serviço. Governantes, parlamentares e lideranças sociais precisam pensar nisso e agir. Sem demora...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.