Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No início do ano muitas atividades se repetem, inclusive o pagamento do IPVA. Alguns possuem isenção, como os carros com uma certa idade, e agora, beneficiados por uma nova lei, pessoas com deficiência. Porém, algo que me chamou atenção nos últimos dias foi o fato de que algumas pessoas reclamam que ainda não conseguiram acesso ao benefício. O Governo de São Paulo alterou, sim, a lei da isenção, mas a Secretaria da Fazenda continua fazendo a cobrança integral.

Logo no início do ano a maioria do público PcD que obteve acesso a plataforma da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo constatou débitos do IPVA até mesmo para veículos com o valor abaixo de R$ 70 mil, isso gerou inúmeras dúvidas de pessoas que já contavam com a isenção do imposto.

Trata-se de um tema complexo e que na opinião de diversos paulistas, é um tanto caótico. Por que? Essa alteração constante dos parâmetros para cobrança do IPVA ao público PcD gera muita apreensão para pessoas com automóveis licenciados no estado de São Paulo.

A arrecadação da Secretaria da Fazenda de São Paulo diz que o que vale é a consulta do Renavam e da placa no aplicativo do banco ou na lotérica, que consulta o sistema da Secretaria da Fazenda. Caso apareça a cobrança do IPVA e a pessoa pague, ela poderá pedir a restituição do valor caso tenha direito. E aí começa a burocracia.

É um absurdo o pagamento do IPVA por parte do público PcD, a lei que foi sancionada em dezembro de 2021 não possui regulamentação, portanto o que está em vigor é a regra antiga, e isso causa essa enorme confusão.

Infelizmente, parece que o Governador João Dória pensa apenas em recursos e pouco da atenção ao aspecto humano, pois o que mais vemos são pessoas passando por mais dificuldades financeiras proporcionadas graças a ganância das receitas. Não seria melhor se o senhor Governador cortasse o acréscimo de 70% na publicidade do Estado, que servirá para sua campanha política?

Submeter o povo a pagar algo que não deveria é terrível, e parece que é só um dos muitos absurdos que veremos pela frente ao longo de 2022.

Antonio Tuccilio, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.