Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O levantamento do PIB (Produto Interno Bruto) revela que a última década – de 2010 a 2019 - foi a pior vivida pelo Brasil desde o ano de 1900. Os solavancos que ainda se fazem presentes em nossa mente não deixaram que a taxa média de crescimento desses anos passasse de 1,39%. Está aí uma das causas do desemprego que ainda maltrata 11 milhões de brasileiros, apesar das recentes melhoras na atividade econômica. Temos sido o pior PIB, desde os anos 80, entre os 155 países emergentes e em desenvolvimento. E perdemos para nós mesmos se comparar o desempenho atual e de todo o período democrático pós-85, quando o máximo que conseguimos foi 3,39% (anos 2000), com os mais de 6% dos anos 20, 50 e 60 e os 8,78% dos anos 70, vividos sob o criticado regime militar. Vale lembrar ainda que a primeira década do século passado (1900) e as dos anos 10, 30 e 40, também registraram PIB entre 3 e 5%.

É fácil argumentar que cem anos atrás o país era outro, tipicamente agrícola, e tinha população menor. Esse argumento, porém, nos conduz ao desencanto ainda maior porque, apesar da evolução e do avanço dos processos de produção e renda, ficamos cada dia pior. É preciso descobrir onde erramos para corrigir e aproveitar as oportunidades que o novo mercado e a tecnologia nos oferecem para trabalhar e produzir. Já ficou enfadonho citar a polarização entre direita e esquerda, a economia paternalista e a legislação do trabalho recessiva herdada da Era Vargas. Da mesma forma, não precisamos dizer dos desmandos e corrupção do PT e seus aliados. O necesário é afugentar o caráter ideológico, sindical, aproveitador e, principalmente, a corrupção, para que o país seja confiável e atrativo àqueles que aqui pretendam investir e produzir. Chega de engano e mistificação!

O ministro Paulo Guedes e sua equipe têm propostas modernizantes. Mas encontram a oposição dos ideológicos e aproveitadores que insistem em manter o a máquina estatal cara, desperdiçadora e ineficiente. Mais do que a reforma da Previdência, já aprovada, urge desonerar a produção numa reforma econômica onde não se pague tanto para manter empregos e nem se tenha de recolher tantos tributos para manter uma máquina inchada. Temos de acabar, também, com a participação empresarial do Estado na Economia, vendendo os ativos do governo hoje aplicados em mais de 670 empresas. Só há razão para manter estatais: as empresas detentoras de importância estratégica. As demais têm de ser apenas licenciadas e fiscalizadas pelo governo, produzindo dentro da realidade econômica sustentável e, principalmente, sem cabides de empregos ou refúgio de cabos eleitorais.

O presidente, seus ministros e o Congresso Nacional têm de, com toda celeridade, trabalhar pelas reformas e criar condições para o bom aproveitamento sustentável dos recursos naturais e das potencialidades nacionais. Não podemos continuar como o eterno país do futuro, com grandes possibilidades, mas a população passando necessidade porque os governos não sabem ou não se interessam aproveitá-las. Vamos despertar e manter acordado o gigante...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.