Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A missão do policial militar é a que tem influência mais direta no bem-estar da comunidade e até na estabilidade dos governos. É ele que, com sua atuação, garante a manutenção do direito de ir e vir aos cidadãos e o funcionamento das outras atividades econômicas e sociais. No seu dia-a-dia, previne e combate o crime, garante a ordem pública e dá suporte ao desenvolvimento das atividades publicas e privadas. Por contrariar interesses dos contumazes criminosos e desordeiros, é muitas vezes incompreendido, contestado e até perseguido, sendo vítima de fantasiosos processos onde o acusam sem as devidas provas de cometer a chamada “violência policial”. Além dos inimigos externos, o policial militar ainda enfrenta o rigor do próprio regulamento corporativo, mas suporta tudo porque, a maioria é composta por vocacionados.

Além da especificidade e das dificuldades do trabalho – que sofre a influência até dos avanços tecnológicos quando estes são utilizados pelo criminoso a combater – o policial militar paulista ainda padece com salários insuficientes para a sua subsistência. Para complementar os ganhos insuficientes e poder manter-se com sua família, busca a válvula do “bico”, que é a prestação de serviços de segurança a empresas e pessoas atuantes em áreas perigosas. O bico é proibido por lei, mas tradicionalmente tolerado porque todos – inclusive o governo – sabem ser a válvula de escape diante do baixo salário.

Ao executar essa jornada extra, no horário em que deveria estar descansando, estudando ou convivendo com seus familiares e amigos, o policial se estressa e, como resultado, volta cansado e desmotivado para cumprir sua jornada seguinte na corporação. Isso quando não é atacado e até abatido quando trabalhando para terceiros em bares, boates, estabelecimentos financeiros e outros de alto risco. O resultado de tudo isso é um policial extenuado e desmotivado que, por sua condição física e psicológica, poderá não ter a devida resposta na emergência das ocorrências que exigem raciocínio rápido. Se não decidir corretamente a atitude a tomar, pode ele próprio ou terceiros morrer em consequência disso. É por isso que entendemos a sobrejornada como prejudicial e contrária aos objetivos corporativos.

É voz corrente na tropa que os policiais militares paulistas são os que piores salários têm entre as 27 unidades federativas do país. Mas é importante destacar o seu espírito ordeiro e cumpridor de regulamentos. Em vários Estados já ocorreram greves que deixaram a sociedade desguarnecida e tiveram a influência direta em centenas de mortes entre os cidadãos pela falta da segurança pública. Em São Paulo isso não aconteceu e temos a certeza que não virá a ocorrer. Mas o governo, como empregador, tem de ter sensibilidade para essa situação e encontrar uma solução. Nossos policiais não podem continuar subsistindo por conta de salários incompatíveis com a atividade que exercem.

As entidades representativas da classe preocupam-se com esse problema e buscam o equilíbrio. O policial militar precisa ir ao trabalho na certeza de que não precisará recorrer ao exercício de atividades suplementares para conseguir viver condignamente com sua família. Esperamos que o governador João Dória, que em sua campanha já reconhecia a situação salarial difícil do policial militar, e seus auxiliares da área econômica sejam permeáveis e consigam atualizar os salários da classe, que vem tendo seus ganhos sucateados há pelo menos 10 anos e agora teve seus descontos previdenciários elevados em 7%. Os integrantes da corporação que – por razão disciplinar – não fazem reivindicações públicas e nem greve (porque isso lhes é vedado por lei) mas sofrem por não ter o soldo devido, que é possível, pois vem sendo praticado em outras unidades da federação. 

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.