Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Brasil é o único país do mundo onde os aposentados permanecem contribuindo mesmo após a aposentadoria. Isso é um grande absurdo.

Além disso, inúmeras decisões políticas ao longo dos anos, além da escalada da inflação, resultam na queda drástica do poder aquisitivo, colocando em risco a qualidade de vida desses ex-contribuintes e daqueles que dependem deles.

Em paralelo, estamos em um momento muito importante para o nosso país. Vem aí a eleição de nosso maior mandatário nacional, o Presidente da República. O ano eleitoral é uma das melhores épocas para colocar os políticos a par de reivindicações e demandar posicionamentos adequados daqueles que nos representam e de quem vai nos representar – além de cobrar medidas para estancar as perdas dos últimos tempos.

Vamos lá. Não há o menor sentido de os aposentados continuarem contribuindo. Simplesmente, não é possível conviver com essa injustiça. Isso não é tudo: aposentados e pensionistas do serviço público lutam há anos pelo direito constitucional à igualdade de remuneração entre ativos e aposentados.

A preservação do poder aquisitivo de aposentados é de extrema importância, ainda mais quando consideramos o caos econômico intensificado pela pandemia. Esta também deve ser uma preocupação dos candidatos à Presidência da República e ao Parlamento. Aliás, o ajuste anual é um direito previsto na  Constituição Federal, Art. 37, X e 40, §§ 8º e 17.

Há outras medidas que beneficiam os aposentados que também podem ser adotadas. Ou melhor: aprovadas. É o caso da PEC 555/2006, por exemplo. O projeto tem como principal objetivo acabar com a cobrança da contribuição previdenciária sobre os proventos dos aposentados.  Essa medida, que foi enviada à Câmara dos Deputados, vem sendo adiada anos após ano. Essa é uma amostra da insensibilidade dos parlamentares, que causa descrença nos aposentados e suas famílias.

Essa contribuição é uma das maiores injustiças sofridas pelos aposentados. Aprovar a PEC 555/2006 é sinônimo de justiça e mostra que os parlamentares não devem se esquecer de um grupo tão importante.

Antonio Tuccilio, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.