Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Há dois séculos, em 7 de setembro de 1822, o Brasil tornou-se independente de Portugal. Há 100 anos, no período de 13 a 17  de fevereiro, São |Paulo realizou a Semana de Arte Moderna, que abriu a mente da sociedade local e nacional para a produção de cultura própria em lugar da européia que aqui era consumida até então. Agora – 2022 – temos um significativo momento que sugere profundas reformas políticas. Começou na terça-feira passada (08/02) com a formalização, pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), do partido União Brasil, resultado da fusão de DEM e PSL. O primeiro resultado desse ajuntamento partidário é o fortalecimento de bancadas em boa parte da s 5570 Câmaras Municipais, nas Assembleias Legislativas e principalmente na Câmara dos Deputados. Unidos, os ex-demitas e pslistas alteram as maiorias e o equilíbrio político das comunidades onde atuam.

O impacto da fusão é apenas um aperitivo para o que deverá ocorrer na janela partidária – período de 3 de março a2 de abril – quando os parlamentares (deputados federais e estaduais e vereadores) poderão mudar de sigla sem o risco de perder o mandato. Pelas contas que se faz em Brasilia, o PL, que recentemente filiou o presidente Jair Bolsonaro, se tonará a  maior bancada da Câmara, aumentando de 43 para 65 deputados, seguida por União Brasil 61, PT 54, Progressistas 52, PSD 40 e Republicanos 34. Todos esses partidos aumentarão de tamanho, inclusive a nanica Rede Sustentabilidade, que passará de um para dois deputados. Perderão integrantes as bancadas do MDB, de 34 para 33, PSB 30 a 28, PSDB 32 a 27, PD T 25 a 22, Podemos 11 a 10, PSOL 9 a 8, PROS 10 a 7 e PTB 10 a 5.

O atual ano 22 apresenta-se carregado de simbolismo devido ao ambiente caótico estabelecido na política nacional das ultimas duas décadas, onde os governos foram acusados de corrupção (Mensalão, Petrolão, Eletrolão e outrtos) e de política econômica contrária ao país por ter investido recursos nacionais, sem garantias suficientes, para a realização de obras em Cuba, Angola, Venezuela e outros países então governandos por esquerdistas. As irregularidades que levaram ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e à prisão de Lula geraram, por outro lado, a janela de oportunidade para Jair Bolsonaro candidatar-se e eleger-se presidente em 2018. Desde o impeachment de Dilma, os petistas e seus aliados investiram na radicalização e tanto Michel Temer (vice que sucedeu Dilma) quanto Bolsonaro não tiveram um mínimo de paz para governar. O fenômeno da judicialização tem sido altamente prejudicial ao processo político porque impede os poderes institucionais de cumprir suas missões e, ainda, tumultua a relação entre eles que, pela Constituição, devem ser “independentes e harmônicos”.

Apesar da existência de adeptos de ambos os lados – direita e esquerda – há um grande número de desencantados com a atuação dos políticos e inconformados pelo permanente ambiente de crise, sofismas e incompreensões,. Precisamos reencontrar o equilíbrio, a boa educação e até o patriotismo perdidos. E, a partir de então, os oponentes se respeitarem para evitar que a polarização sirva para atrasar o país e a vida do povo. Oxalá o dito Centrão e seus partidos tenham força e representatividade para evitar que as extremas continuem incendiando a Nação. Que o grupo consiga ficar longe da imagem que seus adversários extremados insistem em atribuir-lhe e consiga devolver ao meio político a racionalidade, o compromisso público e principalmente a honestidade perdida.

Que 2022 – com a força transformadora já experimentada há 200 e a 100 anos atrás, seja palco das mudanças que tanto necessitamos para podermos avançar rumo à pátria progressista e boa de nela viver que todas as gerações sonharam mais ainda não conseguimos alcançar.. Seja mais um 22 transformador...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.