Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O nosso coração é o espaço reservado por Deus, onde Ele colocou Sua marca

Tomai cuidado para que o seu coração não fique insensível por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida.

Ao alertar de uma forma muito insistente que cada um precisa tomar cuidado para não ficar com o coração insensível, é óbvio que, Jesus está lembrando da possibilidade de que nosso coração pode ficar insensível. Insensível é aquele que não sente. O coração insensível é aquele que perdeu a capacidade de sentir aquilo que Deus está falando.

Estamos falando do espaço íntimo e profundo no interior de cada um de nós, onde nos comunicamos com Deus.

O nosso coração é o espaço reservado por Deus, onde Ele colocou Sua marca. A Igreja confirma isso por meio dos seus documentos. O coração é um sacrário inviolável. O demônio jamais entrará no seu coração. Ali está a consciência, a morada de Deus, dentro de nós. Dentro do coração só existe você e Deus.

Você pode perguntar: “Mas, padre, se o demônio não entra no meu coração, por que a cura dos traumas?”

Três coisas que fazem o homem perder a sensibilidade: gula, embriaguez e as preocupações com a vida

O demônio cria uma casca em redor do nosso coração e torna o coração incapaz de sentir; podemos, então, perder a comunicação com Deus e com as outras pessoas.

Na Palavra (Lc 21,34-36), foram citadas três coisas que fazem o homem perder a sensibilidade: gula, embriaguez e as preocupações com a vida.

A gula

A gula tem a ver com a falta de autodomínio; é um desequilíbrio afetivo. A quantidade de comida não tem nada a ver com gula. Gula é quando eu como mais do que eu preciso comer. Se você não tem controle sobre sua alimentação, vai ter controle sobre o quê? Gula é a alimentação fora de hora. Os antigos já ensinavam que a gente tem de sair da mesa sempre com um pouco de fome.

Com que facilidade vamos nos enchendo com coisas pecaminosas? Os cristãos tinham uma preocupação mais séria quanto à alimentação.

Conheço muitos senhores que, nas quartas-feiras e sextas-feiras não comem carne. Na Quaresma, dificilmente a pessoa comia carne, a não ser no domingo, dia festivo ou em festas de aniversário. Hoje em dia, muitos católicos comem carne na sexta-feira santa e depois vão à Igreja participar da solenidade da morte do Senhor.

O Domingo, dia do Senhor, é um dia de descanso semanal unido ao descanso espiritual. A Igreja é sábia. No domingo, vamos à Igreja para o encontro com o Senhor e com as pessoas. É um encontro espiritual, descanso físico e encontro social. É aí que se estabelecem as relações.

A Palavra de Deus é muito sábia! Por causa da gula, das coisas materiais e essas preocupações com a vida, isso vai acabando. Hoje em dia, vemos o dono de empresa que abre a sua firma no domingo. Geralmente, essas pessoas não vão muito para frente, não porque Deus castiga, mas porque formam uma barreira e a graça de Deus não chega a elas.

A embriaguez

Você vai perceber na Palavra que essa embriaguez é na forma de bebidas alcoólicas e de todas outras dependências químicas, seja da droga, de remédios e até mesmo o vício de TV. A TV, muitas vezes, é uma companhia que leva a pessoa a fugir da realidade.

Quantos filhos já chegaram para mim chorando, dizendo que não querem mais cair na droga. Existe aí o mistério da iniquidade já estabelecido, é a força do mal que envolveu essa pessoa, e a libertação exige um longo processo. A cura interior não é fácil, exige-se persistência e perseverança. Acontecerão milhares de desgraças – diz Jesus – mas quem perseverar vai vencer.

Nas horas difíceis, temos de estar de pé, conforme diz o Evangelho, à semelhança de Maria, aos pés da Cruz. Isso é cura interior. Temos de dizer conforme a liturgia: “Anima-me, Senhor! Levanta-me, Senhor!”.

Temos de descobrir o que está embriagando a cada um de nós. Não é fácil largar os vícios. Não é a toa que Jesus diz que não devemos julgar, pois quando julgamos, fazemos isso devido a aparência e não sabemos o que se passa no interior da pessoa. E eu, como cristão, o que estou fazendo para mudar esse mundo?

Hoje em dia, com a liberação sexual e com os namoros livres, as pessoas, cada vez mais, deixam de assumir compromissos sérios. Elas vão se tornando pessoas cada vez mais vazias.

As preocupações da vida

O terceiro elemento é como a conclusão dos outros problemas: preocupações da vida. É por isso que Jesus ensinava: “Não vos preocupeis”. A preocupação gera ansiedade e insegurança. Não adianta estar aqui pensando nos problemas que precisam ser resolvidos nessa semana. Entrega nas mãos de Deus. A cura interior significa quebrar a “casca” do coração. A preocupação nos torna pessoas angustiadas e pesadas.

O pecado e os traumas nos levam a olhar para baixo. Você está com um problema muito sério para resolver? Levante a cabeça, pois, assim você tem disposição para resolver. Quando você abaixa a cabeça, fisicamente falando, seu organismo obedece. Levante a cabeça! Vai dar certo! Somos um povo vencedor!

“Força! Ânimo! Você tem de estar de pé na presença do Senhor!”.

Transcrição: Caio Rigotti

Padre Léo, scj  - Padre do Sagrado Coração de Jesus

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.