Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

É boa a notícia – dada pelo ministro da Saúde – de que nos próximos dias será liberada a aplicação da quarta dose (ou segunda de reforço) da vacina contra a Covid-19, para a população da faixa dos 50 aos 59 anos. Chega em boa hora, quando a população se prepara para, depois de dois anos de recolhimento, voltar às festas juninas (Santo Antonio, São Pedro e São João). Da mesma forma que após o Carnaval registrou-se o aumento no número de brasileiros testando positivo, o mesmo poderá ocorrer nas comemorações que vêm aí. Especialmente no Nordeste, onde a festa junina chega ser mais importante do que o Carnaval e em muitos pontos atrai turistas vindos de todo o país. Assim, poderá ser um fator adicional à proliferação do coronavirus.

O recrudescimento pontual da Covid – hoje temos o maior número de testes positivos desde março – preocupa as autoridades mas não determina a volta de restrições, a não ser a pontualmente em escolas e outros estabelecimentos onde grande número de frequentadores contraiu o mal. Mesmo assim, inúmeros municípios, além de manter o programa de imunização, estão disponibilizando o teste rápido nas suas unidades de saúde. O raciocínio é que, quanto antes o indivíduo souber que está doente, menos transmitirá o mal porque entrará em isolamento, mesmo que seja domiciliar. Ainda há de se considerar que é baixo o risco dos vacinados contraírem a Covid na forma grave que exige internação, respiração assistida e pode levar à morte. Por isso, o reforço da quarta dose aos cinquentões é um importante elemento de enfraquecimento da pandemia, hoje já considerada por muitos como endemia ainda não oficializada.

Felizmente, a bestial discussão política sobre a Covid-19 cessou. Os que procuravam lucro eleitoral ou o desgaste do governo não conseguiram manter o clima de desastre e muitos deles saíram do embate menos prestigiados do que antes da nefanda campanha. A noticia de que existe vacina em quantidade suficiente para atender a faixa dos 50 e até menor é tranqulizadora. O que ainda preocupa é a existência de 2,7 milhões de faltosos e mais de 10 milhões que não compareceram para receber o reforço (ou terceira dose), só no Estado de São Paulo. Nosso Estado possui população  de 45 milhões; seus números nos possibilitam estimar o tamanho do problema em todo o Brasil, de 212 milhões d e habitantes. Os informes dizem que a maior parte dos mortos por Covid no Brasil de hoje é composta pelos não vacinados ou por portadores de grandes comorbidades. Logo, oato de fugir da vacina pode ser igualado a dar tiros no próprio pé.

As autoridades e todas as forças da sociedade precisam se mobilizar para convencer os faltosos a colocar em dia o seu esquema vacinal, para ao mesmo tempo diminuir as chances de proliferação do vírus e, principalmente, preservar a própria vida. Lembrar que em sendo a vacina o único antídoto comprovadamente eficiente, não há porque rejeitá-lo sob o argumento de os estudos sobre seus efeitos ainda estarem em curso. Se a população toda fosse esperar as respostas vinda da ciência, muitos já teriam morrido e outros ainda pereceriam sem ter tempo para acessar as informações. Temos de viver o presente porque é o único tempo palpável. O passado pode ser apenas lembrado e fornecer exempl os; e o futuro ainda não existe pois para nele chegar depende do que fazemos no presente. Portanto, não há que se rejeitar o tratamento disponível só porque há a suposição de possíveis problemas no futuro. Cada ação no seu devido tempo. Se você ainda não o fez, vacine-se já...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

* Os textos (artigos) aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do GRUcom -  Grupo União de Comunicação.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.