Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Constituição Federal brasileira trata a vida como o bem maior dos direitos fundamentais, destacando a saúde com um direito de todos cidadãos e um dever do Estado. Mais de 30 anos após ser aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte e promulgada, inúmeros e recorrentes problemas na saúde pública tornam o direito constitucional à saúde cada vez mais difícil. Você já deve ter escutado muitas histórias negativas envolvendo a saúde pública brasileira. Não é mesmo?

É inegável que ao longo dos anos foram criados inúmeros programas governamentais que tiveram por objetivo viabilizar um atendimento com excelência, mas a longo prazo não surtiram efeito e hoje vemos um sistema decadente e sucateado. Analisando o cenário que se repete há mais de três décadas, podemos ligar os problemas da saúde nacional, principalmente, a falta de uma gestão eficiente, profissional e otimizada.

A utilização dos recursos é equivocada, dificultando um melhor atendimento à população. As tabelas de pagamento para procedimentos médicos, realização de exames e internamentos hospitalares são obsoletas. Isso acaba diminuindo drasticamente a rede de unidades de saúde credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), trazendo problemas visíveis ao atendimento quantitativo e qualitativo.

O péssimo uso dos recursos tornam as condições estruturais das Unidades Básicas de Saúde e dos hospitais cada vez mais deploráveis. Frequentemente, encontramos unidades em manutenção, funcionando muitas vezes em prédios improvisados, com instalações precárias, dificultando ainda mais a vida da população. Nas unidades de pronto atendimento, responsáveis pelo atendimento secundário da população, é muito comum depararmos com a falta de equipamentos médicos, mobílias e, até mesmo, de medicamentos básicos, e isso contribui para a superlotação dos hospitais públicos, onde os brasileiros enfrentam horas e horas de filas implorando por consultas, exames de diagnóstico ou cirurgias eletivas.

Pensando na parte prática, a falta de um trabalho organizado e efetivo na área da medicina preventiva também contribui diretamente para o quadro negativo. Caso fosse realizada corretamente, a prática diminuiria consideravelmente os atendimentos no setor de Urgência e Emergência da rede (Unidades de Pronto Atendimento e Hospitais).

Para completar, um problema recorrente e que persiste sem solução. O sistema de saúde pública sente a falta, em quantidade e qualidade, de profissionais para o atendimento básico e especializado à população de cidades do interior do Brasil. Se nos grandes centros urbanos o problema é evidente, nas cidades menores ele se torna ainda mais alarmante. Uma solução para esse problema seria a adoção de um programa atraente de plano de carreira que incentivaria os profissionais a atuar em zonas periféricas e depois, com modelos de promoção, sendo realocados em grandes cidades.

Um estudo realizado no Brasil pelo CFM e CREMESP, entre os anos de 1970 e 2011, demonstrou que o número de médicos no Brasil passou de 58.994 para 371.778. Hoje, esse número já superou a casa dos 400 mil profissionais, representando um aumento de aproximadamente 530%, enquanto a população no mesmo período aumentou 104,8%. Atualmente, o Brasil é o quinto país do mundo com o maior número de médicos. Ou seja, com uma gestão profissional e atrativa, os resultados tentem a melhorar consideravelmente.

Mas é lógico que não podemos deixar de valorizar os médicos que, mesmo com todas limitações, trabalham expondo sua integridade física, moral e ética em uma verdadeira cruzada pela saúde. Os governantes deveriam se espelhar nesses profissionais que entendem o direito da população à saúde para promover mudanças significativas no sistema público, que clama urgentemente por uma gestão profissional e sustentável.

Roberto Floriani Carvalho é médico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em saúde pública

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.