Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em alguns dias, a Secretaria Especial da Cultura (vinculada ao Ministério do Turismo) publica a regulamentação da Lei Paulo Gustavo e abre a plataforma Mais Brasil para que Municípios e Estados acessem o recurso, fundo a fundo e que vai mobilizar artistas, técnicos, fazedores de cultura e gestores de Norte a Sul deste país.

As discussões iniciais sobre uma lei emergencial para socorrer o setor cultural em meio a pandemia que afetou as pessoas, a estrutura de saúde e a economia foram algo incrível. Tive a oportunidade de ouvir, debater e contribuir com sugestões em âmbito poucas vezes possível: o mundo isolado e as reuniões online do Congresso com gestores e artistas se tornaram abertas e uma pauta diária. Executada em 2020 e no ano passado, a Lei Aldir Blanc foi também alento e esperança para o pós covid. O sucesso em democratizar os recursos e fazer chegar apoio e fomento à cultura nos mais distantes povoados e distritos rurais em todos os cantos do Brasil abriu espaço para a Lei Paulo Gustavo.

Nunca vou esquecer do olhar terno e de felicidade nos artesãos, poetas populares, músicos da roça e do sertão e verdadeiros alquimistas da culinária e de festas populares ao serem premiados, reconhecidos e alçados a um contexto de dignidade e inserção. Pude presenciar estes olhares e abraços de agradecimentos no mais que interior do Paraná, São Paulo, Bahia e Sergipe.

Atuando na produção cultural e criação artística desde 1994, estive a frente de desafios seja pela singularidade ou pelo pioneirismo dos projetos, como foi o caso do Espaço Cultural Alternativo Free Music (em meados dos anos 90) em que a pulsão criativa ia do punk rock a saraus de bossa nova e seminários sobre Heitor Villa Lobos e o batuque na caixa que em 1999, invadiu as periferias nos quatro cantos de Londrina com percussão, literatura e teatro. Desafios que envolveram captação de recursos, produção e organização cultural e sobretudo novas formas de pensar.

Tive a oportunidade de coordenar o Carnaval de Londrina e de conhecer a gestão pública quando fui secretário de cultura em 2012.

Ver oportunidades e recursos chegarem a artistas e festas populares em ambientes urbanos e rurais do Brasil é uma imensa alegria que a Lei Aldir Blanc proporcionou a artistas, gestores e organizações da sociedade civil. Por isso, defendo e acredito no grande exercício democrático que é a Lei Paulo Gustavo e que em breve começa chegar a Estados e Municípios brasileiros. Cada vez mais aperfeiçoada, esta lei cultural estimula a diversidade, a acessibilidade e o espaço das minorias. Cultura, educação e pesquisa estão no estatuto do Instituto Cultural Arte Brasil como eixos de pensamento e ação. Por isso, acreditamos nessa luta!

Aldo Moraes - Músico e escritor - Presidente do Instituto Cultural Arte Brasil - Londrina PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.