Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Temos, pela frente, dias de tensão em Brasilia e no Rio de Janeiro, por conta do caso do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado e cassado pelo Supremo Tribunal Federal e perdoado pelo presidente Jair Bolsonaro, com base no dispositivo constitucional que permite privativamente ao chefe do Estado conceder o perdão ou graça quem tenha sofrido condenação. A Câmara dos Deputados deverá tomar sua posição sobre o problema, dentro do raciocínio de que só podem decidir sobre o mandato popular, os que também são titulares de mandato dado pelo povo. Assim,  quem deve decidir o destino da investidura de Silveira é a Câmara, jamais o STF, cujos ministros são nomeados e, por isso, não têm vinculação direta com a representação popular.

Depois de tempos de apatia – ou até rendição, como dizem alguns – os congressistas deverão finalmente assumir suas responsabilidades. Na minha modesta opinião, erraram e enfraqueceram a própria representação quando permitiram a prisão de Silveira. Naquela oportunidade deveriam ter avocado o problema e tomado as devidas providências, sem deixar margem para que o outro poder institucional o fizesse. Como não fizeram, hoje pagam pela omissão. A Câmara e demais as instituições da República dispõem de estrutura para resolver interna corporis  os seus problemas mas, muitas vezes, não há vontade política de seus integran tes e coisas como a que hoje presenciamos tomam rumo indesejado. Recorde-se que além do caso do parlamentar carioca, o suprema corte, numa atitude no mínimo incomum, também determinou a instalação da CPI da Covid, e o Senado obedeceu passivamente, ensejando a montagem daquele grupo de natureza circense que fez tanto barulho sobre a pandemia, tentou incriminar o presidente da República e não conseguiu. Só serviu para gastar o dinheiro público em ações personalistas de seus membros e terminou desacreditada.

Deputados, senadores, o presidente da República e os titulares de todos os poderes institucionais precisam observar rigorosamente a liturgia de seus postos e jamais invadir seara alheia. Isso, em vez de resolver os problemas, acaba criando outros, por vezes mais gravcs que os originais. No caso de Daniel Silveira, a Câmara dos Deputados deveria ter acionado o conselho de ética para analisar as suas declarações consideradas ofensivas aos ministros do STF e geradoras da crise. Essa providência não levaria, necessariamente, à cassação do mandato do parlamentar, mas não deixaria espaço para que os ofendidos buscassem a justiça pelas próprias mãos e com isso ocorresse a c rise institucional hoje lactente. Cada qual – eleito ou nomeado – tem o dever de agir para o deslinde dos problemas surgidos no órgão a que pertencem, sob o risco de, não o fazendo, levar a quadros inusitados.

A primeira imagem pública criada quando a Câmara permitiu a prisão de Silveira foi a da existência de grande número de congressistas “pendurados” com processos no STF, que teriam entregue a cabeça do colega para salvar a própria. É difícil acreditar que isso realmente tenha ocorrido. Mas, na outra ponta, temos visto ações extremadas tumultuando a relação dos poderes que, pela Constituição, devem ser “harmônicos e independentes”. Os senhores das instituições precisam ter em mente que só o Estado (conjunto dos três poderes) é soberano. O mesmo não ocorre com seus operadores – presidente, parlamentares e ministros – que, apesar do poder que enfeixam, têm obr igações e limitações. Se atuam fora dos respectivos  “quadrados”, geram a crise e o mal-estar à Nação...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.