Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Depois de tanto legislar em causa própria, criando normas para evitar que os candidatos ricos empregassem seu capital em campanha e levassem vantagem sobre os concorrentes pobres, os políticos restaram com um tiro no pé. Criaram tanto embaraço para o oponente e também restaram embaraçados. As restrições impostas ao longo dos anos, onde os ditos coitadinhos tentaram se proteger dos potentados compradores de votos, tornaram altamente complexa a prestação de contas de campanha. O candidato e sua equipe têm de fazer contabilidade detalhada e, ainda assim, estão sujeitos a questionamentos da Justiça Eleitoral. Para fugir aos controles e, evidentemente, também custear as campanhas, cada dia mais caras, candidatos e coligações recorreram ao Mensalão, Petrolão, Eletrolão e outras formas de corrupção que sacaram fraudulentamente dinheiro dos cofres públicos e de empresas estatais e os utilizaram para custeio da corrida eleitoral, enriquecimento ilícito e, também, para a formação das maiorias parlamentares que sustentaram incondicionalmente (porque remuneradas) os projetos do governo.

A corrupção foi descoberta, levou para a cadeia parte de seus executores, processa centenas de políticos de diferentes níveis, e o custeio eleitoral continua como problema. A minirreforma de 2015, uma tentativa para diminuir a repercussão dos crimes descobertos, proibiu a doação empresarial para campanha. Estabeleceu que só pessoa física pode doar para partidos e candidatos, mas não lhe é permitido exceder a 10% da renda declarada no ano anterior. Sem as empresas doadoras (e, principalmente) sem o dinheiro sujo da corrupção e do caixa 2, as campanhas ficaram a descoberto, pois não existem tantas pessoas físicas com capacidade fiscal para doar. A solução para esse impasse está no Fundo Eleitoral, que os políticos queriam fixar em R$ 3,8 bilhões para as eleições de prefeito e vereador desse ano, mas a repercussão negativa os levou a baixar o valor para R$ 2 bilhões, quantia ainda discutível diante de tantas carências da população, que o presidente da República ainda titubeia paa sancionar.

É importante considerar que a campanha tem seu custo. Se não pode receber doação empresarial e as de pessoa física são insuficientes, é preciso buscar esse dinheiro em algum lugar. A Justiça Eleitoral – especialmente o Ministério Público – tem de permanecer atenta tanto para coibir a aplicação ilegal de  recursos quanto para garantir o emprego adequado das verbas públicas destinadas a esse fim. Não se deve admitir que dinheiro e obras governamentais sejam explorados eleitoralmente e nem que políticos, candidatos ou não, tenham a paternidade de obras e serviços executados pelo governo federal, estadual ou municipal. Quem executa as obras e serviços é o Poder Executivo. Os membros do Legislativo têm a obrigação de discutir e votar os projetos e fiscalizar a execução daquilo que autorizam o governo a fazer. Ninguém – presidente, governador, senador, deputado, prefeito ou vereador – tem o direito de pedir votos baseado em investimentos públicos. Se isso continuar acontecendo, o povo, legítimo dono do dinheiro empregado, terá a cada dia mais desapreço pelos eleitos, o que é muito ruim para o país, o estado e o município...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.