Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A cada ano que passa é menor o número de testemunhas oculares do ocorrido em 1964, quando as Forças Armadas assumiram o poder em resposta ao povo que, através da "Marcha com Deus pela Família e Liberdade", pediu sua intervenção diante do risco de o país cair numa ditadura de esquerda. Cumpre-se o inexorável ciclo biológico. Para ser testemunha daquele momento, o indivíduo tinha de ser jovem ou adolescente e se interessar por política. Como o evento está completando 56 anos nesse 31 de março, quem dele participou ou assistiu já passa dos 70 anos de idade. A maioria já se recolheu e uma significativa parcela não vive mais. 

Com todos os executores e muitos que testemunharam mortos, os episódios de 1964 apresentam-se relativamente cobertos pela poeira da História; gradativamente, vão chegando mais perto da narrativa tranquila que restará para a posteridade. Não havendo mais os participantes e as testemunhas para a defesa ou acusação dos episódios, serão eles classificados como simples acontecimentos, já que inexistirão a emoção e o jogo de interesses de quem os protagonizou ou assistiu.

Os militares de então chegaram ao poder com o propósito de ali permanecerem por pouco tempo, até afastar a  dita “ameaça vermelha”. Tanto que tiveram o apoio dos políticos de centro e de direita de então. Mas acabaram permanecendo 21 anos e sofrendo os desgastes de quem exerce o poder com certa discricionariedade e, por vezes, não tem o absoluto controle dos próprios colaboradores. Tanto que, depois de devolverem o poder aos civis, tiveram seu período por estes classificado como “ditadura” e sofreram a narrativa vitimista, nem sempre sincera, dos que tiveram a missão de combater.

A tão festejada democracia surgida do recolhimento dos militares à caserna, apesar de ser o mais longo período não autoritário vivido pela República brasileira, enfrenta problemas. Foi assaltada pelos que acabaram eleitos pelo povo (e hoje são réus e até condenados na Operação Lava Jato) e deu uma guinada ao eleger presidente o ex-capitão do Exercito e então deputado federal Jair Bolsonaro que, a duras penas, toca um programa de reformas e é fortemente contestado.

Passadas quase seis décadas, ainda padecemos de problemas muito parecidos com os vividos em 1964. O país precisa encontrar o seu caminho. Oxalá não seja através do autoritarismo e nem do caudilhismo, da anarquia e, principalmente, da corrupção, que insistem em sobreviver e fazem o povo sofrer. Precisamos acessar e valorizar a verdadeira e autêntica democracia, para que ela seja capaz de manter as liberdades do indivíduo e a autoridade do Estado e de suas instituições e isso conduza o país ao grande destino, sonhado por todos os brasileiros  desde a mais tenra idade.

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.