Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em meio a uma crise, a maior perspectiva de recuperação inclui investimentos nas novas gerações

A resiliência é uma qualidade. A habilidade de adaptar-se às mudanças e até mesmo recuperar-se de momentos difíceis é uma virtude e, no Brasil, vemos como essa palavra é repleta de significados. Aos poucos, conseguimos dar os primeiros passos sólidos para superar a crise e isso serve de estímulo para investidores prestarem atenção no potencial nacional e considerar como uma atitude lucrativa contratar estagiários.

Investir na juventude é essencial

Diante desse contexto otimista para o futuro, devemos correr atrás do prejuízo para fazer o país voltar a crescer. Já estávamos, antes da Covid-19, nos recuperando de outra instabilidade, então, para agora, é imprescindível direcionar as energias para a nossa maior fonte de prosperidade do amanhã: a força jovem.

Para se ter uma ideia, a taxa de desemprego para quem tem entre 18 e 24 anos é de mais de 30%, enquanto a geral é de 12,1%. A lógica é simples: quem está fora do mercado de trabalho não tem renda e, logo, não possui poder de compra. Levar em conta essa premissa é fator determinante para podermos nos reerguer.

Se aproveitarmos a disposição e determinação de quem está nessa faixa etária, teremos muitos benefícios - e o melhor meio de se fazer isso é pelo estágio. Com esse tipo de oportunidade, além da tão sonhada experiência profissional, também é favorecido o treinamento de conhecimentos específicos e necessários para o dia a dia corporativo.

A iniciativa é indispensável para eliminar o problema na raiz por meio da capacitação. Afinal, segundo a Lei 11.788, o ato educativo escolar busca unir o conteúdo teórico dado em sala de aula para alunos do nível médio, técnico, superior ou dos dois anos finais do fundamental pelo EJA - Educação de Jovens e Adultos com a prática do mundo dos negócios.

Com o recebimento da bolsa-auxílio, muitos conseguem financiar por inteiro ou em partes seus estudos e, assim, garantir a permanência na escola ou faculdade. Dessa forma, diminui-se a evasão. Ganha o próprio indivíduo por sua instrução e o país inteiro com mão de obra qualificada para o futuro.

Além disso, a admissão traz muitas vantagens. Não gera custos trabalhistas e garante ao talento em potencial a viabilidade para trilhar uma carreira de sucesso. Isso, por sua vez, enriquece os recursos humanos das organizações e favorece a inovação dentro dos times. Esse colaborador trará muita energia e irreverência, com um perfil sem medo de desafios.

Os líderes têm a possibilidade de fortalecer suas equipes com pessoas com pouca ou nenhuma vivência para, então, treiná-las e direcioná-las a evoluírem dentro das empresas. Vemos cada vez mais histórias de sucesso começando a partir de quem estagia. Quanto mais relatos do tipo tivermos, melhores serão os cenários para a redução do desemprego e crescimento do nosso índice de desenvolvimento.

Os dois lados ganham

Assim, de um lado, o estudante tem incentivos para permanecer matriculado e consegue entender no cotidiano a realidade de sua profissão, aprimorando habilidades essenciais para o seu aperfeiçoamento. Em contrapartida, a contratante tem energia e renovação nos seus quadros para superar adversidades.

Temos uma chance gigantesca em mãos de reduzir a desigualdade e fazer a roda da economia girar com vigor. Por isso, gestores e empreendedores de todo o país, acreditem na força do estágio!

Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios - imprensa@abres.org.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.