Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ao mesmo tempo em que o Senado instala a CPI da Covid, que corre o risco de naufragar como um palanque eleitoral antecipado, vereadores de todo o país se mobilizam para investigar o quê seus prefeitos fizeram com o dinheiro recebido do governo federal para o enfrentamento da pandemia. Consta que, ao receber o numerário, muitos administradores teriam desviado parte dele para pagar precatórios, salários e previdência de servidores e outras despesas de competência do orçamento municipal. Enquanto senadores oposicionistas tentam jogar a carga no colo do presidente da República e aliviar a fiscalização sobre o que fizeram governadores e prefeitos com o dinheiro recebido, as Câmaras Municipais se preparam para desvendar a questão em suas cidades. Infelizmente não podemos esperar o mesmo dos deputados estaduais em  relação aos governadores, devido à aliança umbilical entre os membros do Executivo e Legislativo estaduais, que inclui nomeações de indicados políticos, emendas parlamentares e outros interesses.

O vereador é o agente do povo com mais condição de fiscalizar o emprego da verba pública. É o único que exerce seu mandato em convivio direto com o eleitor, sendo por este fiscalizado, coisa que não ocorre com os deputados (estaduais e federais), senadores, governadores e o próprio presidente da República, cuja atividade se dá nas capitais (e distante do povo). O prefeito, embora atue no próprio município, não é tão disponível. Mas os que aplicaram corretamente a verba da Covid, no próprio interesse, deveriam incentivar seus vereadores a montar a CEI para apurar o emprego do dinheiro. Se agiu corretamente, o resultado será como um atestado de honorabilidade política.  

Por mais justificativa que um prefeito tenha para pagar compromissos correntes da administração com o dinheiro remetido pela União e destinado a socorrer a população na pandemia, não dá para concordar que enquanto a Prefeitura salda seus débitos negligenciados, o povo morra por falta de estrutura. Cada cidadão que perece sem o devido atendimento é, sem dúvida, vítima da incúria dos administradores públicos inconsequentes e despreocupados com o socorro à população. E isso precisa ser apurado, enquadrado e punido, se tipificado como infração ou crime político-administrativo. Não só o presidente da República, mas também governadores, prefeitos e todos os membros de suas equipes administrativas com poder decisório sobre a aplicação dos recursos recebidos.

O Ministério Público e a Polícia Federal já realizaram inúmeras operações em busca de elementos probatórios de desvios nas verbas da Covid. O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, já sofreu impeachment acusado de desvios, no Amazonas existem 17 indiciados por aquisições irregulares (como a compra de respiradores de UTI numa loja de vinhos) e pelo menos outros seis governadores e centenas de prefeitos são investigados e terão de prestar esclarecimentos sobre o que fizeram do dinheiro.

Dentro do mesmo raciocínio que justifica a criação da CPI no Senado mirada na atuação do governo federal, deputados estaduais e vereadores têm o dever de verificar o que fizeram governadores e prefeitos. Até porque os administradores estaduais e municipais foram definidos pelo Supremo Tribunal Federal como executores do enfrentamento à crise sanitária nos respectivos territórios. Se desviaram o numerário recebido para a finalidade, não poderão ficar impunes.

Mesmo que a CPI do Senado, com seus vícios que poderão inviabilizá-la não passar de palanque e o Legislativo estadual não fiscalizar os governadores, se os municípios levantarem onde foi o dinheiro, do encontro das contas, fatalmente surgirão os furos e serão conhecidos os errantes. Chegou a hora do vereador mostrar seu valor... 

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.