Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os animais também podem sofrer com o calor. O rápido aumento da temperatura, como verificado nos últimos dias, causa problemas aos pets como desidratação, choque térmico, queimaduras solares e lesões nas patinhas.

Seguem algumas dicas da coordenadora de Medicina Veterinária da UniFil, Fabiane Sabino, elaboradas em conjunto com outros professores do curso. São orientações para garantir a saúde dos animais:

1. HIDRATAÇÃO: Manter sempre água limpa e fresca. Disponibilizar mais potes de água espalhados pela casa e colocar cubos de gelos para mantê-la mais fresca. No caso dos gatos, que já não costumam se hidratar tanto, o uso de bebedouros com água corrente favorece a ingestão.

2. PASSEIOS: Priorizar o início da manhã e a partir do final da tarde. Cuidado com horários em que o asfalto está mais quente, para não machucar as patinhas do animal. Além disso, escolher locais com mais sombras e com grama. Não esquecer de levar água e ter momentos de descanso.

3. PROTETOR SOLAR: Atenção especial para animais de pelo curto, pelagem branca ou mucosas claras. Passar o protetor especialmente onde a pele pode ficar mais exposta ao sol, como ao redor dos olhos, focinho e orelhas.

4. NÃO DEIXAR NO CARRO: Ao sair com o pet de carro, jamais deixá-lo no veículo se precisa uma parada. Mesmo com janelas abertas ou ar condicionado ligado, é um grande risco o animal ficar sozinho.

5. CUIDADOS COM OS PELOS: O pelo protege a pele do animal. Evitar tosas muito baixas, dependendo da raça do animal. O ideal é a tosa higiênica, diminuir o comprimento dos pelos e escová-lo regularmente. Cuidado com excessos de banhos. Lembrar de sempre de secar o pelo.

6. AMBIENTE: Manter o animal em ambiente confortável na residência. Se é mais comum ficar do lado externo, ter local com sombra para proteção. Dentro da casa, manter em ambientes mais ventilados também.

7. ECTOPARASITAS: Manter atualizado o plano de prevenção a ectoparasitas. Nessa época do ano há uma maior infestação de pulgas e carrapatos.

8. OBSERVE O ANIMAL: Se perceber que o animal está muito ofegante, apático, com dificuldade para respirar, aumento da frequência cardíaca, língua ou mucosas azuladas, é importante colocá-lo imediatamente em local mais ventilado, se possível climatizado. Levar para atendimento com o médico veterinário. Animais de focinhos curtos, idosos, obesos, com problemas cardíacos e respiratórios são mais suscetíveis a hipertermia e choque térmico. Cuidados devem ser redobrados em dias de calor.

Todos esses cuidados auxiliam o bem-estar do animal para suportar mais confortavelmente os dias quentes. Em caso de dúvidas, consulte sempre o médico veterinário.

Profa. MSc. Fabiane Sabino – Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária – Londrina - Pr

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.