Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Quando o assunto é vocação, comumente nossos pensamentos associam este tema à vida religiosa ou ao sacerdócio. Temos a tendência de imaginar que a realização de um chamado vocacional se dá quando alguém abraça uma missão em terras longínquas, e que viverá uma vida extraordinária, fora do alcance dos que vivem suas rotinas de trabalho, casa, e tantas outras atividades que fazem parte da vida da maioria das pessoas. Mas um convite recente do Papa Francisco, sobre viver o estilo de Deus em nosso dia a dia, diz muito sobre o que de fato é abraçar uma vocação que, ao contrário dos estereótipos ligados a esse assunto, acontece no cotidiano, principalmente quando nos encontramos com outras pessoas.

Segundo o ensinamento de Francisco, “três palavras indicam este estilo de Deus: proximidade, compaixão e ternura, realidades muito simples que podemos aplicar em tudo o que fazemos.” E certamente viver desse modo, que indica o Papa, nos leva àquilo que de fato é uma vocação: a verdadeira realização. Somos chamados, antes de tudo, a nos aproximarmos do desígnio de Deus para nós, e como consequência somos enviados às pessoas a quem se destina a nossa vocação, seja ela no âmbito familiar, profissional, religioso ou social.

A palavra proximidade nos conduz ao “Estilo de Deus” quando nos dispomos a ir ao encontro das pessoas, a doar a nossa vida pela missão que nos impele. Para alguns isso se realiza em sua própria profissão, para outros no exercício da maternidade e paternidade, bem como na vida missionária e nos trabalhos pastorais. E isso se dá de maneira natural, pois o exercício da vocação é uma resposta gratuita ao dom que recebemos.

A segunda palavra é compaixão, que se demonstra nas atitudes, olhares e sobretudo no modo como reagimos aos inúmeros perpasses que a vida nos apresenta. Viver uma vocação sem compaixão seria impossível, pois através desse nobre ato, nos tornamos canais do Amor de Deus que, como nos aponta o Papa Francisco, “é sempre generoso, gratuito e enche toda a nossa vida de alegria”. É na compaixão que todo chamado vocacional se torna autêntico, desinteressado e repleto de sentido.

Uma vocação que é vivida segundo o estilo de Deus, precisa ser marcada também pela ternura, atitude que tem feito a diferença no mundo atual, que muitas vezes nos apresenta um caminho oposto. A falta de relações afetuosas, relacionamentos marcados pela desatenção, superficialidade e julgamentos, levam as pessoas a se fecharem em seus espaços físicos e digitais. Mas a ternura nos impele a uma transformação, pautada nas recentes palavras de Francisco: “viver este ato revolucionário nos torna mais sensíveis diante da obscuridade da vida e das tragédias da humanidade”. Uma vocação vivida com ternura é certamente uma resposta concreta às atitudes que o próprio Jesus deixou como ensinamento: devemos ser portadores de esperança a tantos que passam por nós.

Podemos concluir que, para viver uma vocação, não precisamos realizar coisas grandiosas, pois com o “Estilo de Deus”, seremos impulsionados a viver o extraordinário na simplicidade dos nossos atos, pois “a vocação cristã é isso: permanecer no amor de Deus, respirar, viver desse oxigênio, viver desse ar”, reforça o Papa Francisco.

Que neste mês dedicado às vocações, você possa, assumir esse modo de viver e realizar a Vontade de Deus em tudo que faz, com proximidade, compaixão e ternura!

Thulio Fonseca é ex-aluno salesiano e missionário da Comunidade Canção Nova, atualmente na Frente de Missão em Roma – Itália.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.