Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Publicado nesta quarta-feira (23) no Diário Oficial a abertura de licitação do Viaduto Bratislava. Essa é a primeira contratação integrada realizada pelo DER.

Nessa modalidade, RDCi, serão contratados na mesma licitação o projeto de engenharia e a execução da obra na interseção em desnível (trincheira) da Avenida Brasil com a estrada Bratislava, localizada no km 163 da BR-369, em Cambé.

 “Esse modelo foi utilizado para as obras da Copa, mas é a primeira vez que o Governo do Paraná lança uma licitação em que contrata um consórcio de empresas para executar projeto e obra, eliminando um dos processos de licitação, que sabemos é burocrático e demorado”, explica deputado Tiago Amaral.

O valor previsto no edital é R$ 18 milhões e o prazo é de 18 meses para projeto e obra. A abertura das propostas está marcada para o dia 23 de julho.

A trincheira do Bratislava está entre as obras prioritárias da Comissão de Infraestrutura para acabar com os congestionamentos diários, principalmente, no final do dia, reduzir acidentes e contribuir para o desenvolvimento de Cambé, Londrina e Rolândia.

 “É uma obra importante para a região metropolitana de Londrina porque vai potencializar os três núcleos industriais – Cambé, Londrina e Rolândia. Por isso, isso, ela integra a lista de obras prioritárias da Comissão de Infraestrutura”, comentou Tiago Amaral, que criou a comissão junto com várias entidades de Londrina e região. De acordo com o parlamentar, o governador Ratinho Junior mostra o compromisso em investir na logística de infraestrutura no nosso estado e o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex,  inova ao lançar pela primeira vez uma modalidade que agiliza o processo burocrático com uma única licitação.

Para o prefeito de Cambé, Zé do Carmo, “a trincheira vai distribuir o fluxo de veículos, que é intenso, dar segurança a motoristas e pedestres que passam por ali, e contribuir no desenvolvimento das cidades. Se pegar o eixo da BR 369 todo o fluxo de veículos que vem desde Foz do Iguaçu para São Paulo passa por ali. Essa é uma conquista de todos nós, foram inúmeras reuniões que participamos com o Tiago junto ao governo do estado para levar essa cobrança que não é de Cambé, mas de toda a região”, comentou.

Comissão de Infraestrutura

A Comissão de Infraestrutura foi criada em 2017 e listou obras prioritárias para o desenvolvimento de Londrina e região, como a duplicação da PR-445. Com a obra de duplicação do trecho de Londrina a Irerê em andamento, a Comissão trabalhou para, primeiramente, conseguir o projeto executivo que será utilizado como base para o edital de licitação para execução da obra de duplicação.

Atualmente  integram a comissão deputado Tiago Amaral, Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Sociedade Rural do Paraná (SRP), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sinduscon Norte, Sindimetal, Grupo Folha de Comunicação, Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé (AEPIC) e Associação Médica do Londrina. Recentemente, a OAB e o CREA também se uniram à comissão.

Rosi Guilhen/Asimp/deputado Tiago Amaral

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.