Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Exército prorrogou o prazo para o alistamento militar até o dia 31 de agosto. O prazo terminaria nesta quarta-feira (30), mas quem ainda não se alistou ganhou mais dois meses de prazo. O alistamento militar é obrigatório para jovens do sexo masculino nascidos em 2003 e que vão fazer 18 anos – ou que já fizeram – em 2021. Este ano, por conta da pandemia da Covid-19, o alistamento está sendo feito exclusivamente pela internet, pelo site https://alistamento.eb.mil.br/ ou pelo aplicativo Exército Brasileiro.

Daniel Serezuela Fernandes, chefe da Divisão de Serviço Militar, explica que os jovens devem preencher todos os dados solicitados pelo site e ao final vai ser gerado um certificado de alistamento militar – que deve ser impresso. “Esse alistamento virtual vai ser a primeira etapa do processo, posteriormente nós vamos definir uma data para que todos compareçam presencialmente à Junta Militar para comprovação dos documentos”, ressalta Fernandes. Ele ainda pontua que o preenchimento dos dados deve ser feito exclusivamente pelo jovem e não por outro familiar ou amigo.

 “O certificado de alistamento militar é um documento e serve para que os jovens de 18 anos fiquem em dia com a lei”, explica o responsável pela Divisão de Serviço Militar. Fernandes ainda ressalta que quem não faz o alistamento fica proibido de tirar o CPF, título de eleitor, passaporte, de ser admitido em empresas, de prestar concursos públicos, de se matricular em universidades, dentre outras coisas. “Quem está com esse documento pendente e não fez o alistamento nos anos anteriores, ainda pode se alistar. Ele deve comparecer presencialmente à Junta Militar portando documentos pessoais e um comprovante de residência”, esclarece. Ainda segundo Serezuela, vai ser aplicada uma multa de R$4,85 que deve ser paga pelo solicitante em uma agência do Banco do Brasil.

A Junta Militar fica na Rua Pará, n° 154 e funciona das 12h às 18h. Para outras informações, o telefone para contato é o 3174-0183 ou através das redes sociais: https://www.facebook.com/juntamilitardecambe.

NCPMC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.