Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Seguindo a linha de trabalho que incentiva os alunos a participarem de atividades que promovem a cultura e a educação, a Secretaria Municipal de Educação apoiou as Escolas Municipais e suas equipes a inscreverem seus alunos no concurso “Pequenos Jornalistas”, programa da Folha Cidadania, projeto de responsabilidade social do Grupo Folha de Comunicação,que chegou a sua 10 ° edição, neste ano.

E, no dia 18 de novembro, foi realizada a premiação do concurso, que contou com a participação de mais de 180 redações, enviadas por alunos do quinto ano de 23 Escolas Municipais de cidades como: Londrina, Cambé, Assaí e Jataizinho.

E, mesmo com ampla concorrência, o aluno Miguel Eduardo Nazario Dalécio,de 11 anos, da Escola Municipal Padre Symphoriano Kopf, de Cambé conquistou a primeira colocação no concurso. Segundo Miguel, quando ele soube que sua turma participaria do concurso, ele passou a observar ainda mais os meios de informação para saber como colocar sua idéia no papel “ conversei muito com  minha mãe e também passei a assistir mais TV e também a prestar mais atenção as propagandas. Queria fazer uma redação interessante”.

E, de acordo com Natasha Rodrigues Polizzel, a professora do 5° ano da Escola Municipal Padre Symphoriano Kopf, todos os seus alunos atingiram a meta da Escola,que era de estimular os alunos a praticarem a escrita e a criatividade "Atividades que fogem àquelas previstas no currículo escolar trazem estímulos aos alunos que ficam empolgados com novos desafios".

De acordo com a organização do concurso, os textos foram apreciados por uma comissão composta por alunos-tutores do curso de Pedagogia da Universidade Norte do Paraná, com a supervisão da coordenadora do curso, Lilian Souza, que avaliou os critérios de originalidade (ideia apresentada e os meios encontrados pelo aluno para expressá-la); desenvolvimento (se o aluno conseguiu transmitir a mensagem pretendida); correção ortográfica (identificação de erros de concordância, ortográficos e a linguagem utilizada); e senso crítico (exposição do tema e relevância social). E, ainda segundo a organização, após toda essa avaliação, uma equipe formada por jornalistas da Folha de Londrina escolheu os vencedores de cada cidade, bem como a classificação geral do concurso.

Segundo a Secretária Municipal de Educação Claudia Aparecida Paschoal de Souza e a Diretora da Escola Municipal Padre Symphoriano Kopf Dulcinéia Bortotto Spina, os alunos continuarão a ser incentivados a participar de atividades que promovem a educação, a leitura e a criatividade, como foi o caso deste concurso.


Resultado do 10º Concurso Cultural Pequeno Jornalista

1º lugar: Miguel Eduardo Nazario Dalécio, 11 anos
Escola Municipal Symphoriano Kopf, Cambé


2º lugar: Karina Miyuki Ito, 10 anos
Escola Municipal Corveta Camaquã, Londrina

3º lugar: Ana Carolina Yukari Asso, 10 anos
Escola Municipal Professora Maria José Silva Santos, Assaí 

4º lugar: Lara Pereira dos Santos, 10 anos
Escola Municipal Princesa Isabel, Jataizinho

COM/PMC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.