Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A opinião pública é muito importante no que diz respeito às decisões que afetam a vida de toda a população. Por conta disso, o município de Cambé vai abrir uma consulta pública sobre as condições de saneamento básico do município. O objetivo é mapear a opinião da população sobre assuntos como água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana para que as informações possam compor a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Cambé. O questionário pode ser acessado em: https://forms.gle/ueWx81WEHyi3tqz16 e não é necessário se cadastrar ou se identificar. O plano é uma exigência da Lei 11.445, de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para as condições de saneamento básico dos municípios.

Roberta Queiroz, secretária de Assuntos Jurídicos do município, afirma que é muito importante trazer a perspectiva da população no que diz respeito ao saneamento básico, já que isso afeta diretamente a qualidade de vida dela. Um dos principais tópicos abordados diz respeito aos resíduos que são gerados por todos os setores da sociedade, ressaltando que isso é de responsabilidade coletiva. “As soluções para esse problema devem integrar toda a comunidade, tanto a população e a administração pública quanto a indústria e o comércio, já que todos nós produzimos os resíduos, então é nossa responsabilidade destinar ele da forma mais adequada”, explica.

O questionário é dividido em cinco partes: a primeira é a apresentação, com dados básicos como idade, renda e bairro de residência; a segunda parte é sobre a qualidade da água da cidade e as tarifas que são cobradas pela concessionária; a terceira é sobre o esgoto; a quarta parte sobre a drenagem urbana, problemas de alagamento, descarte irregular de resíduos nos bueiros e a qualidade das estradas rurais; a quinta é sobre a limpeza pública, levando em conta a separação do lixo e a possibilidade de lixeira coletivas nos bairros; e a última parte é um espaço destinado aos apontamentos da população sobre qualquer um dos temas relacionados ao saneamento básico.
Para fazer todo o estudo sobre a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Cambé, assim como a pesquisa, foi feito um contrato de prestação de serviço com o Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Social (Itedes), que é vinculado à Universidade Estadual de Londrina (UEL), e será feito por uma equipe multidisciplinar, composta de engenheiros, arquitetos, geógrafos, entre outros. “Essa pesquisa que foi desenvolvida pelo instituto, além de nos ajudar a fazer um diagnóstico da cidade, também vai nos auxiliar com um prognóstico, ou seja, vamos saber as predisposições da população em cumprir com a parte que é de responsabilidade dela”, explica. Ela ressalta que projetos pilotos podem surgir ou serem aperfeiçoados a partir dessas informações, como as lixeiras coletivas nos bairros e a compostagem, que é feita com resíduos orgânicos e distribuída entre as hortas comunitárias da cidade.

Queiroz também destaca que, periodicamente, são feitas revisões no Plano Municipal de Saneamento Básico, já que isso permite adequar o plano à situação atual da cidade. Além desse, o município também conta com Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos e prevê a criação de outros dois: Plano Municipal de Recursos Hídricos e o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. “Como forma de incentivar e beneficiar os municípios que se preocupam com as questões ambientais, são ofertados fundos específicos e linhas de crédito para as cidades que aderem a esses projetos de saneamento básico”, detalha.

De acordo com a secretária, os temas acerca do saneamento básico e do descarte de resíduos sólidos são complexos e precisam ser discutidos entre toda a sociedade. “Por isso é essencial que a gente ouça a população e debata com ela ações, dessa forma vamos definir ações que beneficiem todos nós”, finaliza.

NCPMC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.