Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Câmara Municipal de Cambé aprovou projeto de lei de autoria do vereador Paulo Soares (PTB) que institui o reconhecimento público e a concessão de um selo às lojas que não comercializam armas de brinquedo e similares.

Segundo Paulo Soares o que motivou a apresentação do projeto foi um relatório do setor técnico do Fórum de Cambé, assinado pela psicóloga Joana Segantim em que demonstra a relevância da questão. “O setor, em atendimento à Vara da Infância e Juventude, trabalha com processos de adolescentes que cometem atos infracionais, entre os quais esporadicamente verifica-se o envolvimento em roubo utilizando simulacros. Estas armas de brinquedo, réplica de originais, são utilizadas em atos de roubo à estabelecimentos comerciais e pedestres”, justificou.

Paulo disse ainda que “cabe salientar que no mês de março deste ano, o setor técnico recebeu em apenas duas semanas, cinco processos de adolescentes que haviam efetuado roubo utilizando simulacro. Isto suscitou reflexão sobre a questão e formas de diminuir tais ocorrências”, acrescentando que “questionando os adolescentes sobre onde haviam comprado os simulacros, informaram que são vendidos em diversos bazares dos jardins Ana Rosa e Tupi, mencionando ainda os modelos disponíveis para a compra”.

Ainda segundo o Presidente da Câmara Municipal “o projeto abre espaço também à participação da comunidade, de forma pessoal, da sociedade civil organizada, para atuarem juntamente com o Poder Público na conscientização dos estabelecimentos comerciais da importância de não comercializarem esses tipos de brinquedos, com o objetivo de não estimular a cultura bélica entre crianças e jovens, principalmente às vésperas do Dia das Crianças, onde as mesmas recebem brinquedos como presentes”.

Asimp/CMC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.