Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ainda pouco propagadas no Brasil, as chamadas smart cities  (cidades inteligentes) podem chegar ao Norte do Paraná em breve. O alvo do empreendimento é a cidade de Cambé, mais precisamente na Estrada da Bratislava. Para o local – uma área de 1,6 milhão de metros quadrados - já existe um projeto de implantação de  condomínios que, juntos, se tornarão a primeira cidade inteligente do Paraná.

A localização do terreno é privilegiada, por ficar próxima ao centro de Londrina (12 quilômetros) e de Cambé (dois quilômetros); e também devido à proximidade com Rolândia, Arapongas, Ibiporã e Jataizinho – cidades entre as quais há grande circulação de trabalhadores diariamente.

Um dos empreendedores, o empresário Oswaldo Pitol, informa que os pilares do projeto são mobilidade; conectividade; sustentabilidade, com aproveitamento da água da chuva, uso de energia limpa, tratamento próprio de esgoto; tecnologias e recursos avançados; e comunicação entre o público e o privado.

“Queremos propor à região uma nova forma de morar. O objetivo é tornar a vida dos moradores mais fácil no dia a dia e tais áreas possuem maior eficiência aos desafios atuais de prover nossas cidades com maior qualidade de vida através da implementação de núcleos urbanos multifuncionais conectados por adequada rede de mobilidade”, explica Pitol.

Entre os itens destacados pelo empresário, estão a preservação da natureza e o uso de tecnologia em favor da redução de custos e otimização do consumo de recursos naturais.

O projeto, ainda em desenvolvimento, prevê a destinação de 15% da área para instalação de hospital, escola, supermercados, etc. “A ideia é que o morador desses condomínios encontrem os serviços que precisar perto de sua casa, incluindo saúde, cultura e educação”, destaca Pitol.

Pitol adianta que a viabilização do projeto depende apenas da aprovação do novo Plano Diretor da cidade de Cambé, já em tramitação na Câmara de Vereadores.

Andrea Monclar/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.