Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Obra vai reduzir acidentes e congestionamentos

Será assinada nesta quinta-feira (17), às 15h30, a ordem de serviço que autoriza o início das obras do viaduto Bratislava, na BR 369, em Cambé, na interseção da Avenida Brasil com a estrada Bratislava, pelo governador Ratinho Junior e prefeito Zé do Carmo.

O Consórcio Cambé OAE Bratislava, formado por 3 empresas, foi declarado vencedor e terá um prazo de 18 meses – três para o projeto e 15 para execução da obra – no valor de R$ 13.560.000,00. Formado pelas empresas Contersolo Construtora de Obras, Dreno Construções e CR Engenharia e Projetos, o consórcio foi o segundo colocado no certame. A primeira arrematante, desclassificada na fase de análise de documentação. O desconto é de aproximadamente 25% sobre o valor máximo de R$18 milhões previsto no edital.

Modelo inédito

A licitação atraiu nove empresas que disputaram o projeto e execução da obra. Com um modelo até então inédito no Paraná, o Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi) difere da licitação padrão pela agilidade ao permitir a contratação de uma empresa ou consórcio para elaborar o projeto executivo de engenharia e imediatamente dar início à execução da obra. No RDCi, por exemplo, será verificada a documentação somente da empresa vencedora da licitação, e não de todos os participantes, tornando esta fase de habilitação muito mais rápida. E há somente uma fase para interposição de recursos.

Obra

O cruzamento na BR-369 está na rota principal do trecho Londrina – Maringá, apresentando tráfego intenso de veículos. Por ali passam também moradores de cidades próximas, como Rolândia, Arapongas ou Ibiporã, que se deslocam para trabalhar.  A estimativa para o volume de tráfego diário médio de veículos no local é de quase 20 mil automóveis e mais de 6 mil caminhões. Os engarrafamentos são comuns nos horários de pico.

A BR-369, entre a Avenida Brasil e a Estrada da Bratislava, será rebaixada para criar uma trincheira, e a obra será executada com dois viadutos, que darão continuidade à Avenida Brasil e a Estrada Bratislava em uma extensão aproximada de 800 metros.

Comissão de Infraestrutura

A trincheira está entre as obras prioritárias da Comissão de Infraestrutura de Londrina e região. Criada em 2017 pelo deputado Tiago Amaral e a Associação Comercial e Industrial de Londrina, ela reúne a Sociedade Rural do Paraná (SRP), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sinduscon Norte, Sindimetal, Grupo Folha de Comunicação, Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé (AEPIC) e Associação Médica do Londrina. Recentemente a OAB, CREA e ATT Logística também se uniram à comissão. O objetivo é definir e lutar pelas obras que são relevantes para a infraestrutura e desenvolvimento de Londrina e região.

Rosi Mara Guilhen/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.