Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Uma parceria entre a Faculdade Catuaí, a Cáritas Arquidiocesana de Londrina e a Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Profissionalização, tornou possível a realização do Curso de Língua Portuguesa, dedicado aos imigrantes estrangeiros que fizeram do Brasil sua nova morada.

A largada para o início da qualificação foi dada ontem (24). No entanto, a previsão é de que as aulas ocorram todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 10h30, nas dependências da Faculdade Catuaí, que cedeu seu espaço situado no jardim Santo Amaro. A pasta do Trabalho, por sua vez, teve participação contratando os professores.

A pedagoga Cláudia dos Santos foi uma das admitidas. Ela explica que este primeiro grupo, formado em sua maioria por pessoas com nacionalidade haitiana, funciona como uma turma piloto, já que a intenção é abrir mais vagas em um futuro próximo. Através da evolução comunicativa dos participantes, a organização tem um termômetro para medir a efetividade do plano de ensino.

O plano pedagógico busca incentivar o desenvolvimento dos alunos em três principais frentes de comunicação. São elas: a escrita, a leitura e a conversação. O conteúdo quer estimular a interpretação oral e textual, além da produção de texto e o estudo dos elementos gramaticais da língua trazida ao Brasil pelos colonizadores.

Santos observa que a melhor fluência na Língua Portuguesa potencializa a inclusão na comunidade e no mercado de trabalho. Segundo seu diagnóstico, as dificuldades surgem tanto na busca por atendimento básico em instituições como na candidatura para vagas de emprego: “A comunicação é fundamental para que eles consigam ser atendidos nas suas demandas. Nós pensamos, em especial, na questão da empregabilidade e nas questões em torno da comunicação. A nossa expectativa é de que eles melhorem esse processo, se familiarizando mais com o idioma tanto na escrita quanto na leitura e na oralidade. Eles até falam um pouco [o português] mas eles possuem muita dificuldade na entrevista [de emprego]”.

Os participantes viram no curso, inclusive, uma porta de entrada para o processo de naturalização brasileira. De acordo com a pedagoga, a Polícia Federal exige, para conceder este título, um curso com carga horária mínima e realização presencial.

NCPMC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.