Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prefeito de Cambé, José do Carmo Garcia, anunciou que o IPTU de 2017 do município será reajustado em 7,87%, índice equivalente à inflação do ano passado. O valor da correção foi definido em comum acordo entre a Prefeitura e o Ministério Público de Cambé que revogou, por ora, a cobrança da parcela de 13,07% prevista em um Termo de Compromisso Ajuste de Conduta de 2015. 

Para o prefeito, a soma da correção da inflação com o índice de 13,07% do TAC poderia onerar demais o contribuinte. "Temos sempre que pensar no orçamento do cidadão que já está prejudicado com a crise econômica do país.  Não podemos abrir mão desse importante imposto, mas também não podemos sobrecarregar o contribuinte. Por isso, nos reunimos com o Ministério Público e definimos repassar nesse ano somente a correção da inflação no IPTU." declarou José do Carmo. 

O Termo de Compromisso e Ajuste de Conduta firmado entre o Ministério Público e a Prefeitura em 2015 previa a reposição das perdas no IPTU que não teve correção entre os anos de 2009 até 2015. O acordo instituía a recomposição de 52,28% ao imposto dividida em 4 parcelas anuais de 13,07%. No entanto, os promotores entenderam que a parcela junto com a reposição inflacionária poderia aumentar a inadimplência desse tributo no município, tendo um efeito contrário a elevação das receitas tributárias, como pretende o Ministério Público. A Prefeitura e o Ministério Público lavraram um aditivo ao TAC que retira por enquanto a aplicação da parcela de 2017 e determinando o índice de reajuste com base no IPCA-IBGE em 7,87%.

"Temos agora o ano inteiro para continuar dialogando e negociando com o Ministério Público a reposição prevista no TAC. Vamos estudar uma forma repor essas perdas sem afetar o orçamento familiar", afirmou o prefeito José do Carmo.

A distribuição do boleto do IPTU 2017 de Cambé deve começar nas próximas semanas.

COM/PMC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.