Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Clínica de Atendimento à Mulher já está funcionando com atendimento especializado em cuidados materno-infantis e conta com a Unidade de Lactação de Cambé (Unilac), um ambulatório especializado na implantação de DIU, consultas preventivas para câncer de colo de útero, vagina e mamas, além de oferecer ações educacionais e de nutrição materno-infantil. A inauguração ocorreu na última quarta-feira (06/04).

A coordenadora da clínica, Camila Ravagnani Rodrigues Bueno, explica que para agendar uma consulta é necessário ser encaminhado por uma Unidade de Saúde do município. Porém, para a implantação do DIU esse encaminhamento não é preciso. O público geral pode entrar em contato pelo telefone 3174-0531 ou pelo WhatsApp 3174-0325 ou comparecer diretamente à clínica, aberta das 7h às 16h.

Segundo a coordenadora, a maior parte dos atendimentos da clínica são de cuidados preventivos. Bueno afirma que um dos benefícios do novo espaço é a flexibilidade maior em relação ao tratamento das pacientes “Muitas vezes a mulher não dispõe de tanto tempo para o cuidado preventivo, então trabalhamos de uma maneira que se adapta melhor aos horários e necessidades da paciente”, destaca.

A clínica também promove atendimentos externos no consultório móvel, Ônibus da Saúde. “A programação dele é em bairros afastados e de difícil acesso, na zona rural ou em empresas. Parte das mulheres não fazem os exames preventivos porque estão em horário de trabalho, então contratamos a empresa, vamos até o local e fazemos os exames e damos o retorno todo online”, explica.

Bueno também conta que o ambulatório especializado na implantação de DIU é uma conquista muito grande para as mulheres do município: “É um ganho na parte do direito reprodutivo da mulher, de ter acesso a um método que é mais eficaz e de longa duração, para que ela possa se planejar”.

A clínica também oferece um pré-natal de amamentação, que prepara a mãe para os primeiros meses de vida do filho. Além disso, a clínica oferece um serviço de apoio às mães com dificuldades devido ao processo de amamentação no pós parto. O espaço também é um posto de coleta de leite humano, que é transferido para o banco de leite do Hospital Universitário.

 “Além dos serviços materno-infantis trabalhamos com pacientes com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e rastreamos o câncer de colo de útero e de mama de mulheres que já tem uma pré-disposição”, acrescenta Bueno.

A diretora da Atenção Básica, da Secretaria de Saúde, Núbia Mara Mattos, afirma que a clínica é uma prioridade da Atenção Básica. “A nova estrutura proporciona o fortalecimento das políticas públicas e engrandece a importância da Atenção Básica na prevenção, proteção e promoção da saúde materno-infantil e do atendimento à mulher”, destaca. Ela explica que antes da construção da clínica havia apenas o serviço do Unilac na Unidade Básica do Ana Rosa, sem estrutura própria. Por isso, a diretora ressalta: “Mais do que conforto, essa mudança proporciona um atendimento mais humanizado e acolhedor às mulheres cambeenses”.

NCPMC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.