Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Fomentar o empreendedorismo e facilitar o atendimento aos empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas. Esses são os objetivos do Ponto de Atendimento ao Empreendedor, que comemora, na semana que vem, no dia 26 de abril, dois anos de atuação em Cambé. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre o Sebrae/PR, a Prefeitura de Cambé e a Associação Comercial e Empresarial de Cambé (ACIC).

O Ponto de Atendimento ao Empreendedor segue o novo modelo formatado pelo Sebrae/PR para prestar um melhor atendimento aos empresários e empreendedores que antes precisavam se deslocar até Londrina, para participar das ações promovidas pela entidade. A infraestrutura permite a realização atendimentos, consultorias, além de promoção de workshops e treinamentos.

João Pavinato, prefeito de Cambé, diz que o Ponto de Atendimento é um sonho consolidado. “O Sebrae/PR oferece apoio para os empresários de micro e pequenos negócios. A assistência do Sebrae/PR aumenta as possibilidades de sucesso dessas empresas, que contribuem com o crescimento do município, a partir da geração de empregos e renda.”

Rubens Negrão, consultor do Sebrae/PR, destaca a importância das empresas de pequeno porte no desenvolvimento econômico e social de uma determinada região. No Brasil, e também no Paraná, 99% das empresas estabelecidas são classificadas como micro e pequenas empresas. Elas respondem por 60% em média dos empregos com carteira assinada no Brasil, por isso a necessidade de investir em capacitação para torná-las mais competitivas.

“Os empreendedores de Cambé estão mostrando que têm consciência sobre a importância de melhorar a gestão para aumentar a lucratividade do negócio. Nesses dois anos de funcionamento, o Ponto de Atendimento de Cambé é referência no número de atendimentos”, afirma Negrão.

Para se ter uma ideia, desde que o Ponto de Atendimento foi instalado, mais de 2.200 empresas já foram atendidas. Além disso, o volume de formalizações tem aumentado. “O número de microempreendedores individuais (com faturamento de até 60 mil por ano) saltou de 98 para aproximadamente 1 mil, até o final de 2013”, conta Lourdes Maçola, secretária de Desenvolvimento Econômico de Cambé. A secretária acrescenta que a oferta de capacitações no próprio município ajuda a diminuir a taxa de mortalidade das empresas.

Junior Cesar dos Santos, presidente da ACIC, destaca que o Ponto de Atendimento é um conquista para toda a comunidade Cambé. “A união dos parceiros foi fundamental para a instalação da unidade. O espaço valoriza o comércio e a indústria e possibilitou a facilidade no acesso a novas informações”, avalia o dirigente.

Um dos clientes assíduos do Sebrae/PR em Cambé é o empresário Ronaldo Massacani, que já participou de consultorias e treinamentos na área de gestão e visual de loja.  “As capacitações ajudaram muito e os resultados foram positivos. As mudanças influenciaram no faturamento da empresa. Agora, estou incentivando meus funcionários a participarem”, destaca o empresário.

O Ponto de Atendimento ao Empreendedor em Cambé fica na Avenida Inglaterra, nº 491.

(Assessoria de Imprensa Savannah Ações em Comunicação - empresa licitada do Sebrae/PR)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.