Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Saúde está programando ações em prol do Dia Nacional de Combate à Dengue, marcado para o próximo sábado, dia 27 de novembro. A intenção é orientar a população sobre os cuidados com o mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) e dos meios para evitar que ele se prolifere. No sábado, a pasta vai montar uma barraca no calçadão do Centro e uma blitz educativa vai ser organizada em dois pontos da cidade – Avenida Inglaterra e Avenida Gabriel Freceiro de Miranda. A população vai receber panfletos e adesivos com orientações, além de sanar dúvidas e receber informações sobre os mutirões.

Daniela Borges Rigone, coordenadora das Ações de Campo do Setor de Endemias, explica que o trabalho vai ser semelhante ao que já vem sendo feito nas casas. “É uma ação educativa e com o intuito de realmente conscientizar as pessoas", pontua. O último Levantamento Rápido de índices para Aedes aegypti, de outubro, mostrou que a cidade atingiu um Índice Predial de 1%, indicando que, estatisticamente, 6.282 imóveis da cidade possam ter criadouros ativos do mosquito da dengue.

Os números apontam que a cidade está em estado de alerta para a doença. Rigone explica que esses dados são fundamentais para organizar estratégias de prevenção e combate ao mosquito, ainda mais nesses meses mais quentes e com maior volume de chuvas. “Nós vamos abordar os motoristas, os pedestres, os lojistas e quem estiver passando para que essas informações essenciais sobre a dengue alcancem o maior número de pessoas”, ressalta.

Daniela Rigone pontua que o combate à dengue deve ser feito diariamente e que a participação ativa das pessoas é fundamental na eliminação dos criadouros do mosquito. “Nós temos que cuidar das nossas casas, dos espaços comunitários e públicos, só com isso podemos diminuir a incidência do mosquito e da doença”, finaliza.

Mutirões de limpeza

No último sábado (20), o mutirão da limpeza percorreu as vias do Cristal e da Vila Guarani e recolheu mais de 12 toneladas de lixo. Neste sábado, dia 27 de setembro, o mutirão vai abranger as ruas do Jardim Ana Rosa e do Cambé IV das 7h30 às 14h. O cronograma continua no dia 04 de dezembro na região central e no Cambé II; no dia 11 de dezembro no Novo Bandeirantes e nas proximidades do 24 Horas; e no dia 18 de dezembro nas vias do Jardim Santo Amaro, Jardim Silvino e Jardim São Paulo. Vão ser recolhidos objetos que possam acumular água, como vasos, tanques, pneus, latões, galões, móveis velhos. A Secretaria de Saúde frisa que as pessoas devem deixar esses materiais nas calçadas antes do horário, preferencialmente na sexta-feira à noite.

NCPMC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.