Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Cambé, através da Secretaria de Saúde Pública, promove neste sábado (11) um dia exclusivo de atendimento e atenção à saúde masculina, em uma programação especial que faz parte da campanha municipal de Novembro Azul. Todas as Unidades Básicas de Saúde do município estarão abertas das 8h às 14h com agenda exclusiva para os homens, com atendimentos de enfermagem, clínico, atualização da carteira vacinal e avaliação da saúde bucal.

Em Cambé, de acordo com a Secretaria de Saúde, a campanha do Novembro Azul tem o objetivo de chamar a atenção da população masculina quanto a prevenção e o diagnóstico precoce de problemas de saúde que atingem eles. O foco é, principalmente, o estímulo para o cuidado e a saúde do homem, e também a prevenção do câncer, especialmente o de próstata. O Novembro Azul também visa quebrar estigmas e tabus relacionados à saúde masculina, encoraja os homens a falar abertamente sobre esse assunto, a procurar atendimento médico quando necessário e se envolver ativamente na prevenção de doenças.

Lucimara Frasson, chefe de educação em saúde de Cambé, destaca que, com isso, a campanha não tem um direcionamento apenas para a prevenção ao câncer de próstata. “O foco é a saúde masculina em geral. Isso inclui prevenção e diagnóstico precoce de doenças crônicas como diabete, hipertensão arterial, doenças cardíacas, entre outras; e a conscientização e promoção de hábitos de vida saudáveis como a prática de exercícios, alimentação balanceada e controle de estresse”, disse.

Novembro Azul

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o período entre 2023 e 2025. Atualmente, essa é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina.

NCPMC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.