Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A coach nutricional Gabi Lodewijks comenta sobre auto-estima e saúde, e alerta para os perigos dos padrões irreais de beleza impostos pela mídia.

A ex top model Gisele Bündchen comentou em entrevista ao Canal GNT sobre padrões de beleza e auto-imagem. Considerada uma das mulheres mais bonitas do mundo, com uma bem sucedida carreira no mundo da moda, Gisele deu um recado às mulheres, quando questionada sobre padrões de beleza:”o importante é realmente você ser quem você é. Se amar, se aceitar, se respeitar".

A modelo entrou no mérito de dizer que é inútil as pessoas compararem seus corpos com as imagens vistas nas redes sociais e nas mídias: “hoje em dia tudo tem photoshop, até no celular as pessoas tem o aplicativo do photoshop para manipular imagens. Tem filtros do Instagram, tudo é alterado”, comentou Gisele.

Gabi Lodewijks é coach nutricional na Holanda, e concorda com as declarações ex modelo, e com base no dia a dia de seu consultório, alerta que a mídia tem um poder de influência muito grande, tanto positivo quanto negativo: “Gisele tem razão em afirmar isso. Pois, infelizmente, muitas mulheres, jovens ou mais velhas, levam a mídia tão á sério que acabam adoecendo. A mídia quer impor um padrão de beleza que nao é real e muito menos sustentável para a maioria das mulheres. É preciso ter muita cautela e não acreditar em tudo que se vê por ai”, afirma Gabi.

Gabi alerta que transtornos alimentares como anorexia nervosa, bulimia, TCA (transtorno da compulsão alimentar)  e vigorexia, que é obsessão por músculos, afetam desproporcionalmente adolescentes e jovens adultos, por serem os mais ativos nas redes sociais, mas também cada vez mais mulheres adultas estão desenvolvendo transtornos alimentares: "quando algumas mulheres chegam a uma certa idade, sentem-se mais inseguras, e tornam-se também suscetíveis a sofrer da famosa crise dos 30, 40 anos. Então passam a desejar o corpo de antigamente, querem ter o corpo de sua juventude, mas o fato é que a realidade biológica é outra. Não digo que nao é possível, tudo é possível. Eu sempre falo para as minhas clientes que o mais importante é um corpo saudável e não um corpo sarado”, explica a nutricionista.

Para a life coach, devido a padrões impostos pela indústria da moda, muitas mulheres procuram ser excessivamente magra, com índice de massa corporal abaixo de 18: "os métodos que se utilizam para emagrecer a qualquer custo podem levar as pessoas a desenvolver um transtorno alimentar. Muitas mulheres nao querem ser magras para ter saúde e melhorar a qualidade de vida, elas querem ser magras para se encaixarem em um padrão imposto pela mídia. A obsessão pela beleza plastificada e irretocável, pelo irreal, pela gordura zero, é doentia e prejudicial”.

A especialista aponta que, obviamente, isso não significa fazer apologia a obesidade, a descuidar da boa forma, ou não ter uma dieta equilibrada: “qualquer situação em exagero é prejudicial. O que buscamos é o equilíbrio entre a boa forma e viver com qualidade de vida. Claro que muitas pessoas precisam perder alguns quilos por questões além da estética, e sim de saúde".

"Sempre recomendo às minhas clientes que tomem a decisão de emagrecer por si mesmas, e nao para enquadrar-se ou agradar a outros; nao pela mídia que impõe a magreza como único padrão de beleza”

"Meu trabalho é justamente esse, mostrar às minhas clientes que a saúde vem em primeiro lugar. O emagrecimento, tão desejado por todas, é consequência de bons hábitos alimentares e um estilo de vida saudável. Um estilo de vida saudável nao é apenas comer bem e se exercitar mas sim ter boas horas de sono, diminuir stress, nao fumar, reduzir consumo de álcool, relaxar, construir uma mente sã”, conclui Gabi Lodewijks.

MF Press Global

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.