Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Portugal tem sido um destino muito procurado não apenas por turistas brasileiros, mas também por aqueles que procuram fugir da crise no Brasil e ter mais qualidade de vida e segurança. No entanto, não são apenas os populares que tem buscado refúgio no país, mas também famosos como Luana Piovani, Pedro Cardoso, Silvia Pfeifer, Zezé Motta, Marcello Antony e dezenas de outros atores brasileiros. Contudo, os motivos para tal mudança podem ser muito distintos daquilo que se tem propagado.

O filósofo e CEO da MF Press Global, Fabiano de Abreu, tem uma opinião diferente no que se refere ao motivo pelo qual alguns atores brasileiros famosos tem migrado rumo a Portugal.  Embora aleguem estar à procura de melhor qualidade de vida, Fabiano aponta que a ida destes artistas para Portugal pode ter outra motivação, chegando a esta hipótese com base em sua experiência no meio artístico e o seu cognitivo: “Quem sou eu para julgar decisões de alguém que não seja eu mesmo. As pessoas fazem suas escolhas e isso só diz respeito a elas mesmo. Mas posso ter uma opinião dentro de um raciocínio lógico. Pelo menos dentro da minha lógica, que encontra concordância na grande maioria das pessoas com quem eu falo. Atores brasileiros não procuram Portugal apenas pela qualidade de vida, e sim para terem oportunidade de trabalhar novamente na televisão. Recorde que alguns desses chegaram a reclamar no Brasil de terem sido esquecidos. Assessoro uma agencia de atores em Portugal e são inúmeros os pedidos de atores brasileiros que querem vir trabalhar em Portugal. A maioria deles estão sem papéis na dramaturgia há algum tempo. Claro que para todo caso sempre tem uma excessão. E não quero julgar ninguém por suas escolhas. É uma questão apenas de lógica cognitiva e afirmação de alguns desses profissionais”.

O filósofo aponta que além da procura por oportunidades de trabalho, outro fator que atrai os famosos brasileiros para o país europeu é o custo de vida: “A vida é mais barata em Portugal, e como estão afastados das novelas, ja que atualmente ganham por obra e não contrato fixo, escolhem Portugal. Eu conheço muitos atores famosos no Brasil que estão passando dificuldades financeiras”.

No entanto, Fabiano esclarece que em Portugal a realidade salarial é muito diferente: "Perceba que a maioria ou todos que vieram foram abandonados e esquecidos no Brasil pela grande mídia. No entanto, embora venham e consigam trabalho cá, em Portugal não pagam bem aos atores. No entanto, pelo menos há trabalho para eles, que foram esquecidos do Brasil mas são conhecidos em Portugal. Em Portugal eles tem maior acesso a imprensa local e muitos já não tem esse acesso no Brasil ou preferem falar em Portugal que no Brasil pois muitos são defensores políticos. A questão é que no Brasil a mídia atrai trabalhos, marcas, contratos e em Portugal não há a cultura de contratar artistas como no Brasil. Artista em Portugal não é visto como os artistas são vistos no Brasil e chegam a passar despercebidos nas ruas."

Referências

https://www.terra.com.br/diversao/tv/blog-sala-de-tv/tchau-brasil-em-lisboa-atores-ganham-bem-e-vivem-em-paz,c7e1c934aadb8c550ad9a57711504f81hwpbaf0w.html

https://extra.globo.com/famosos/atores-fazem-sucesso-em-portugal-falam-como-viver-no-pais-ganhando-em-euro-21429717.html

(MF Press Global)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.