Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A produtora de moda chilena Nara Manriquez, conhecida como Valkiria, é uma mulher independente e engajada em causas sociais, que se tornou não apenas uma referência de estilo e no mundo fashion, mas de superação e luta por igualdade social.

Nara Manriquez teve uma infância difícil, e foi muito reprimida até a adolescência simplesmente por ser mulher: "o desejo de liberdade foi o motivador de tudo que realizei até aqui. Meu pai era uma pessoa difícil, que me obrigava a ficar em silêncio, a guardar minhas idéias para mim mesma, e me proibia de vestir com roupas femininas, e não aceitava o fato de eu não ser homem. Meu maior sonho era poder me vestir como menina, usar coisas de menina, e daí nasceu minha fascinação por moda”.

Hoje a produtora busca empoderar mulheres através da moda e de suas criações, e deixou para trás uma história de repressão: “repudio quando a sociedade tenta me oprimir, quando tentam me calar, por qualquer motivo que seja. Independente das diferenças de opinião e posicionamento, todos devem ter o direito a se expressar. Descobri na a moda um poderoso meio para se impor, marcar posição e até mesmo protestar contra o preconceito e a injustiça social”.

Apesar de tudo que sofreu e de sofrer repressão de sua feminilidade, Nara transformou todas as suas experiências em combustível para viver o seu sonho e se tornar uma produtora e desenhista de moda. No entanto, Nara evita associar-se ao chamado ‘vitimismo’: “apesar de toda a minha história, não quero ser vista como vítima ou coitada. Infelizmente, coisas que aconteceram comigo acontecem o tempo todo com outras mulheres ao redor do mundo. Decidi ver  as coisas de outro ângulo e usar minha história como superação, para evolução e aceitação da minha pessoa, aceitar que sou mulher, que tenho curvas, aceitar minha beleza, minha inteligência, meu espírito que habita dentro desse corpo”.

Hebert Neri/ MF Press Global 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.