Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A união de sete cooperativas - Sicredi Dexis, Integrada, Sisprime, Cocamar, Unicred , Sicoob Ouro Verde e Cresol  -, na ação Pedágio Solidário, resultou na arrecadação de  3,5 toneladas de alimentos que irão para a mesa de centenas de famílias em vulnerabilidade social. A ação, em comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo (Dia C)  se encerrou no último sábado, 1 de julho, com a entrega de todos os mantimentos arrecadados no pedágio solidário realizado em supermercados de Londrina e região, ao Mesa Brasil, programa do Sesc com atuação nacional, mas que em Londrina e outros sete municípios da região atende a 90 entidades.

A Cerimônia de entrega foi coroado com a apresentação musical de Débora Saturno, regida pela maestrina Viviane Steiner, do Instituto União para a Vitória, com o qual a Sicredi Dexis mantém parceria há vários anos.

Este é o segundo ano que a ação do Dia C reúne as cooperativas, com doação ao  Mesa Brasil. “É uma parceria muito importante e queremos que se repita por muitos anos”, comentou a assistente da gerência do Sesc, Yuka Toyama. Segundo ela, o programa atende a 18 mil pessoas, sendo que 3,5 mil são entregas de alimentos direto a famílias – as demais são atendidas pelas entidades cadastradas no programa.

“Nossa ação significa o cooperativismo, a intercooperação. Durante três sábados seguidos os colaboradores das cooperativas deixaram seus familiares e todos os seus afazeres para estarem contribuindo com uma causa tão importante. Nós, da Sicredi Dexis, tivemos o prazer de participar com mais de 50 colaboradores. Foi uma ação muito bonita”, comentou a gerente da agência Tiradentes da Sicredi Dexis, Suelen Lopes.

Representantes de entidades participaram da entrega dos alimentos e ressaltaram a importância das doações. Viviane Cavazaki, da Associação Mãos Estendidas, de Londrina, informou que a entidade atende a 350 famílias. “Nós conhecemos a realidade e a necessidade de cada uma dessas famílias e cada quilo de alimento faz a diferença na vida delas”.

O representante da LBV Paulo César de Araújo também ressaltou o quanto as entidades precisam das doações e o quanto se empenham para que cada quilo de alimento chegue à mesa dos que mais precisam.

A assistente social da Casa de Apoio Madre Leonia, Joseane Dias, disse que em 2022 a entidade ofertou mais de 22 mil refeições a pacientes e familiares atendidos no Hospital do Câncer de Londrina. A Casa de Apoio completou 30 anos e se mantém, basicamente, com doações.

O Dia C  é comemorado sempre no primeiro sábado de julho e materializa o compromisso das cooperativas com a sociedade. O objetivo é executar iniciativas de responsabilidade social nas comunidades em que as cooperativas estão inseridas, por meio de ações voluntárias.

Benê Bianchi/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.