Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Londrinenses Marcello Casagrande (vibrafone) e Mateus Gonsales (piano) interpretam músicas próprias e versões de grandes compositores em álbum marcado pela liberdade

Dia e noite se intercalam lá fora, enquanto dentro de casa as horas se arrastam com o isolamento provocado pela pandemia. Da janela, a vida parece passar rapidamente. Conectados ao cotidiano, Mateus Gonsales e Marcello Casagrande gravaram o segundo disco do Duo Clavis com o título de Time Lapse. O álbum será lançado em todas as plataformas digitais no dia 4 de junho com um show, às 19hs, pelo canal do Duo no YouTube (https://www.youtube.com/c/DUOCLAVIS). O CD terá distribuição nacional pela Tratore (www.tratore.com.br/um_cd.php?id=30254).

Misturando temas autorais com obras de compositores reconhecidos, Time Lapse marca o amadurecimento do duo londrinense formado por piano e vibrafone, intercalando obras autorais e de grandes compositores, um repertório costurado com a liberdade proporcionada pelo improviso. Os tempos pedem reclusão, mas a música do Duo Clavis não conhece restrições e alça voos panorâmicos capazes de aliviar a alma - sem contraindicações.

Seis anos se passaram desde que o Duo Clavis lançou o primeiro disco, em 2015, interpretando temas instrumentais de diferentes compositores. Na época, o Duo ainda estava em busca de um repertório.

O novo disco chega quando o Duo completa 10 anos. E apresenta obras que já foram testadas inúmeras vezes no palco. A experiência e o entrosamento resultaram em uma linguagem própria, afeita aos mergulhos experimentais e, principalmente, capaz de transcender, com leveza e propriedade, os limites da partitura.

Time Lapse é um disco artesanal, com o cuidado de reproduzir a música feita ao vivo. Além dos temas autorais, como Song for Dani (Marcello Casagrande), O Artista (Casagrande/Mateus Gonsales) e TimeLapse2020 (Mateus Gonsales), há composições de Hermeto Pascoal (Montreux), Brad Mehldau (Always August), Letieres Leite (Casa do Pai) e Jesus A. Martínez Rodríguez (Alas de Mariposa). Em comum, as obras estimulam o improviso, elemento fundamental para a música do Duo Clavis.

“A intenção é tocar da forma mais livre e natural, construindo todos os cenários para o som e a improvisação rolarem. É uma busca que nós sempre tivemos para alcançar a criação de momento. O disco, de certa forma, é uma cristalização dessas ideias”, comenta Marcello Casagrande.

 “No autoral aparece bem essa liberdade que nós buscamos, essa linguagem criativa. Chegamos a um equilíbrio entre o autoral e grandes compositores como Brad Mehldau, Hermeto Pascoal e Letieres Leite com uma vibe bem solta”, destaca Mateus Gonsales.

Além de vibrafone e piano, o Duo conta ainda com as participações de André Vercelino (percussão), Filipe Barthem (baixo), Roger Aleixo (bateria) e Thiago Alves (contrabaixo). A banda colabora para o desprendimento, criando as condições ideais para que o Duo Clavis levante voo, pairando tranquilamente sobre as turbulências do cotidiano.

J. Marcello Casagrande (vibrafone) - Natural de Londrina, foi aluno do maestro Othônio Benvenuto e estudou percussão sinfônica com Luz D’Anunciação (OSB) no Rio de Janeiro. Graduou-se em Música pela Universidade Estadual de Londrina e fez mestrado em percussão na Universidade de Missouri - Columbia (EUA). É percussionista e chefe de naipe da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina. Integra o Duo Clavis como vibrafonista desde 2011.

Mateus Gonsales (piano) - Natural de Londrina. Formado em Jazz e MPB pelo Conservatório Musical e Dramático de Tatuí e pós-graduado em produção fonográfica pela UNOESTE (Presidente Prudente). Foi aluno de Magali Kleber, Paulo Braga, André Marques, Mário Loureiro, Rafael dos Santos e Ian Guest. Estudou regência com o maestro Othônio Benvenuto e arranjo de big-band com Paulo Flores. Integra o Duo Clavis desde 2011.

https://www.youtube.com/watch?v=h36kfZE5jaY

Ranulfo Pedreiro/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.