Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O cardiologista José Eduardo de Siqueira, uma das mais importantes expressões da atualidade na área da bioética será homenageado pelo Legislativo
 
A Câmara de Vereadores realiza nesta segunda-feira (31/3), às 20h, sessão solene para entrega do título de Cidadão Honorário de Londrina ao cardiologista e escritor José Eduardo de Siqueira, 71 anos, membro da Academia Paranaense de Medicina e da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina. A iniciativa para a concessão da honraria é do vereador Gerson Araújo (PSDB), também subscrita por mais 14 vereadores e vereadoras e sancionada por meio da lei n° 12.001, de 2 de janeiro de 2014.
 
José Eduardo de Siqueira nasceu em São Paulo (SP), em 10 de julho de 1942. Após concluir o curso fundamental e médio na capital paulista, formou-se em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo em 1967. Entre 1968 e 1970 cursou residência médica no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (SP). Especializou-se em Literatura em 1975 e em Cardiologia em 1976. Concluiu o curso de Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1974 e Mestrado em Bioética pela Universidade do Chile, em 1998.
 
Professor de Clínica Médica e Bioética da UEL no período de 1970 a 2009, José Eduardo de Siqueira é atualmente coordenador do curso de Medicina e professor do curso de Mestrado em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), campus Londrina. Assume ainda a responsabilidade editorial pelas publicações Revista Virtual de Bioética Latinoamericana, Revista Brasileira de Bioética e Revista da Associação Médica Brasileira (Bioethikós).
 
Ao longo da sua carreira como médico, educador e escritor, José Eduardo de Siqueira conquistou inúmeros prêmios e títulos, além de reunir uma vasta produção bibliográfica e consagrar-se como personagem fundamental em debates que envolvam os temas Educação e Bioética. Foi ainda presidente da Sociedade Brasileira de Bioética de 2005 a 2007 e membro do Conselho Nacional de Saúde. Hoje é titular da Academia Paranaense de Medicina e da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina; assessor da RedBioética da Unesco para a América Latina e Caribe e integrante da Associação Internacional de Bioética.
 
Gerson Araújo, principal proponente da homenagem, lembra que José Eduardo de Siqueira é uma das mais importantes expressões brasileiras da atualidade na área da bioética. “O doutor José Eduardo sempre me causou admiração por esse trabalho em defesa da ética na medicina, não só no Brasil como no mundo todo. É um cidadão que busca equilibrar a medicina baseada na tecnologia, em ciência a serviço da humanização”, disse o vereador.
 
Asimp/CML
 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.