Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O casal Lucas Mayer e Iris Fuzaro viajaram por 10 dias pelas estradas do país nórdico e lançam agora videoclipe inédito com material de arquivo dessa viagem dos sonhos que inspirou a faixa

Música e viagem é o sonho da vida perfeita no imaginário de muita gente. Quem nunca quis percorrer o mundo e de quebra conhecer outros ritmos? Essa é a rotina do produtor musical Lucas Mayer e da filmmaker Iris Fuzaro com o projeto Le Tour Du Monde: um casal que decidiu viajar o mundo gravando nas ruas, captando ambientes e capturando a atmosfera de cada lugar.

Depois de 5 anos nas estradas e mais de 20 músicas lançadas, a pandemia obrigou o casal a pôr o pé no freio e adiar algumas viagens e projetos com o Le Tour Du Monde em 2020. O que pode parecer ruim a princípio, na verdade serviu como um estímulo para reorganizar o material de arquivo que estava pendente e ainda inédito para o público. É o caso do videoclipe de Black Sand, que conta com a parceria do documentarista Bruno Jorge, responsável pela montagem do material. "A pandemia nos tirou a possibilidade de viajar e explorar a musicalidade de tantos lugares, mas nos deu tempo para lançarmos essa viagem que não tinha ido ao ar. Após 3 anos com o material dessa volta ao mundo parado nos nossos HDs, resolvemos mostrar esse material inédito. Editar esses vídeos e finalizar essas músicas nos deu a sensação de nos teletransportar pra Islândia e esperamo que em tempos tão sombrios, cercados de notícias ruins e sem sair de casa, esses nossos novos vídeos sejam como um escape e também sirvam como um lembrete que ainda existe um mundo lá fora cheio de riquezas culturais e naturais", comenta Iris Fuzaro, responsável pela captação de imagens e edição do videoclipe.

Um dos principais motivos que atraiu a dupla para a Islândia foi a cena musical do país. Lugar de bandas como Bjork e Sigur Rós, além de ser conhecido como onde as pessoas mais tocam instrumentos e fazem parte de bandas no mundo, são algumas das razões que fizeram com que o casal carimbasse o passaporte rumo às terras frias do norte europeu. "Depois de um dia na estrada, estávamos convencidos que poderíamos ficar meses rodando a Islândia de carro, inspirados pelas paisagens islandesas que são incríveis. Não há nada que tenhamos visto antes que se assemelhe. Logo, a letra da música Black Sand é sobre isso. Sobre todas as paisagens que vimos ao viajar por 10 dias por todo país. Demos o nome de 'black sand' pelas praias de areia negra que vimos no sul do país e são realmente impressionantes. E o resto da letra são detalhes das paisagens e nossas percepções, as montanhas, os campos de lava cobertos por musgo, cachoeiras e por aí vai", afirma o produtor musical, Lucas Mayer.

Mas uma coisa que nos surpreendeu chegando lá é que eles não tem nenhum instrumento típico e o motivo disso é muito interessante:

Não há florestas na Islândias, os Vikings quando chegaram no país desmataram tudo e isso deixou o país sem materia prima para fazer instrumentos musicais. Logo, o elemento mais forte da música islandesa é a voz. Então, focamos nas  vozes ao inves de diversos instrumentos musicais.

Guiada pela voz como elemento mais forte da canção, assim como na própria música islandesa, Black Sand é o primeiro lançamento de uma série de materiais inéditos. Serão 6 meses de novos singles, videoclipes e já em fevereiro divulgam episódios da viagem ao Egito.

Assista vídeos mostrando como foi gravar essa música nas ruas da Islândia: https://bit.ly/3pjb9wr

Sobre Le Tour Du Monde

Lucas Mayer é produtor musical, Iris Fuzaro é videomaker. Quando se conheceram, criaram um projeto que uniria as paixões de ambos: viajar pelo mundo e produzir um álbum com músicas compostas por eles, inspiradas nas diferentes cidades por onde passaram e registrar as surpresas do trajeto em vídeo, compartilhado no canal de YouTube do casal: youtube.com/letourdumondemusic

Durante as andanças, a música revela-se um importante elemento de identidade cultural. Personagens reais que vivem de/para a música, muitos deles encontrados por acaso, levam Iris e Lucas a uma viagem paralela às rotas do mapa, explorando as sonoridades locais, os instrumentos aperfeiçoados ao longo de gerações, as tradições e dinâmicas sociais de cada região.

LE TOUR DU MONDE capta a efervescência musical de cada localidade através dos olhares e perspectivas sensíveis de Iris e Lucas. Notas, acordes e melodias se misturam, expressam peculiaridades e trazem consigo personagens emblemáticos como músicos, artistas de rua, comerciantes de instrumentos, luthiers e apreciadores que cruzam o caminho do casal e dão os seus depoimentos às câmeras.

Link para o videoclipe: https://youtu.be/wK4ym4VEYRc

Surabhi Dasa/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.