Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento que reúne várias gerações acontece no dia 22 de outubro e deve receber cerca de 500 pessoas

Os 85 anos da chegada da família Pelisson – de origem italiana – ao Norte do Paraná será motivo de comemoração no dia 22 de outubro. A família organiza uma festa que reunirá várias gerações. Atualmente mais de 1250 pessoas carregam o sobrenome Pelisson no Norte do Estado.

O evento tradicional é realizado a cada cinco anos para celebrar a imigração do casal Francesco Pelisson e Carla Cogo  para o Brasil, em 1890. A migração para a região Norte do Paraná se deu em outubro de 1937, quando eles se estabeleceram em Ibiporã. Foi nesta localidade do Estado que os Pelisson criaram raízes, cresceram e contribuíram ativamente no processo de desenvolvimento socioeconômico local.

Dados históricos apontam que a imigração italiana no Paraná passa a ser mais expressiva a partir de 1875, quando essa população começa a vir em massa para o Estado em busca de melhores condições de vida e encantados pela chance de produzir em terras tão férteis. 

Para celebrar toda essa história e a jornada dos Pelisson, neste ano a comemoração da família será ainda mais especial. As celebrações começam às 9h30 com uma missa na Catedral de Ibiporã e seguem com almoço no restaurante Vó Tatau. A expectativa é receber cerca de 500 pessoas no festejo.  

Heloisa Pedrosa/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.