Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

CNBB Sul 2, Metropolia e Eparquia Católica Ucraniana e Cáritas Paraná lançam campanha para ajuda humanitária às vitimas da guerra na Ucrânia

Pela Ucrânia, pela Vida é a campanha lançada no dia 5 de março para enviar ajuda humanitária ao povo ucraniano. A ação é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - Regional Sul 2; da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, da Eparquia Ucraniana Nossa Senhora Imaculada Conceição e da Cáritas Brasileira Regional Paraná.  O objetivo é levantar recursos para enviar ajuda humanitária ao povo ucraniano, vítima da guerra.

Em uma semana da invasão russa na Ucrânia, até à tarde do dia 4, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 331 civis foram mortos, destes, 19 são crianças. 675 pessoas foram feridas e mais de um milhão deixaram a Ucrânia, em busca de refúgio nos países vizinhos.

O arcebispo metropolita da Igreja Católica Ucraniana, dom Volodemer Koubetch, OSBM, convida o povo brasileiro a fazer-se solidário na ajuda humanitária às vítimas: “Diante da situação dramática que vive a Ucrânia, com essa guerra que tem trazido dor e morte ao povo ucraniano, nós aqui no Brasil, especialmente no Paraná, estamos sensibilizados. A dor do povo ucraniano é a nossa dor. É um momento em que precisamos estender a mão, oferecendo, além das nossas preciosas orações a ajuda humanitária que necessitam: alimentação, água, remédios, roupas, materiais de higiene básica, abrigo e etc.”, convoca o arcebispo.

O secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB, padre Valdecir Badzinski, lembra: “A Igreja Católica desde a sua nomenclatura é una, é universal. Onde um dos filhos estão, estão todos o filhos, onde se cuida de um, se cuida de todos. Por isso, seja no Brasil, seja na Ucrânia, essa comunhão ultrapassa os limites geográficos. Quando percebemos que é necessário ajuda humanitária, a Igreja no mundo inteiro se une para curar, minimizar os sofrimentos e dar alívio. Então, a CNBB Sul 2 une-se, na sua essência do ser Igreja, com  os bispos católicos ucranianos do Brasil para um trabalho conjunto, a fim de sanar o sofrimento do povo e amparar nesse momento em que as forças da guerra assolam sobre o povo ucraniano”, ressalta padre Valdecir.

“Nós, da Cáritas Paraná, juntamente com a Rede Cáritas no mundo todo estamos atentas e solidárias com as pessoas que sofrem com esses conflitos. Por isso, é muito importante unirmos nossas forças nesse momento de dor, de sofrimento, em que as pessoas têm de deixar suas casas, deixar para trás seus sonhos, projetos de vida, para garantir a sua sobrevivência a de seus familiares”, afirma a secretária executiva da Cáritas Paraná, Marcia Ponce.  Marcia lembra que ajuda humanitária é extremamente importante nesse momento que o povo ucraniano está na linha de conflito e com a vida ameaçada. Ela também fala que é preciso iniciar uma mobilização para acolher os migrantes ucranianos que poderão buscar refúgio em território brasileiro.

Pela Ucrânia, pela Vida! Nesse sentido, CNBB Sul 2, Metropolia e Eparquia Ucraniana e  Cáritas Paraná contam com sua  ajuda para oferecer proteção vital às famílias forçadas a fugir de suas casas ou que estão feridas. As consequências humanitárias dessa guerra serão devastadoras para muitas pessoas, são milhares de vidas dilaceradas. Seu apoio financeiro pode ajudar a garantir que as famílias tenham seus direitos garantidos, fiquem protegidas e seguras.

Para a gestão dos recursos mobilizados, haverá um Comitê Gestor, com pessoas indicadas pelas entidades envolvidas na Campanha, para a prestação de contas à sociedade.

Você pode oferecer sua contribuição na conta disponibilizada pela Cáritas Brasileira Regional Paraná, que fará o repasse à Cáritas Internacional, que por sua vez, encaminhará à Igreja da Ucrânia. 

Cáritas Brasileira Regional Paraná | CNPJ: 33.654.419/0014-30

Pix (Celular):

41 99643-3320

Transferência Bancária:

Banco do Brasil (001)

Agência: 0009-4

Conta: 473444-0

Juliana M. Moyses/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.