Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Irmã Benedita, que preside a Associação São Francisco de Assis para Evangelização, receberá a honraria por iniciativa do vereador Mario Takahashi

A Câmara Municipal realiza sessão solene nesta quarta-feira (28), a partir das 20 horas, para entrega do título de Cidadã Honorária de Londrina à missionária Maria Benedita Mariano, fundadora da Associação São Francisco de Assis para Evangelização, que há mais de 20 anos atua na área social no município. A iniciativa da concessão da honraria é do vereador Mario Takahashi (PV), foi subscrita pela maioria dos vereadores e vereadoras e sancionada por meio da lei n° 12.254/2015. A cerimônia terá transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br.

Maria Benedita, mais conhecida como irmã Benedita, nasceu no município de Silveiras (SP) e demonstrou desde muito cedo sua vocação para viver a palavra de Deus e trabalhar pelos mais necessitados. Originária de uma família de oito irmãos, sendo dois deles também religiosos (padre Carlos Mariano e irmã Neusa Mariano), entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas aos 19 anos, em Jundiaí (SP), e foi consagrada em 15 de janeiro de 1983, aos 28 anos.

Identificação com os jovens

Sua primeira missão foi na Santa Casa de Misericórdia de Cambará (PR), para depois atuar por vários anos em Cariacica (ES). De volta ao Paraná, desta vez para Guarapuava, se formou em Contabilidade e estabeleceu os primeiros vínculos com Londrina. “Nesta época conheci um grupo de jovens da Paróquia Coração de Maria, que tinha a intenção de montar uma comunidade missionária e me pediu para ser a coordenadora espiritual. Gostei muito da proposta daqueles jovens; de dedicação à pobreza, à evangelização, ao atendimento de jovens e de famílias. Eles buscavam Jesus, queriam viver a palavra de Deus e precisavam de uma mão. Eu dei as duas. Me envolvi tanto que acabamos fundando a Associação, em 1991”, relata a missionária, revelando uma forte predileção para trabalhar com jovens.

Desde esta época, irmã Benedita desenvolve trabalhos sociais e espirituais com a população jovem da região do Distrito do Espírito Santo, onde atualmente é a sede da Associação São Francisco de Assis. A missionária explica que a entidade ajuda a manter uma creche, realiza festas para as crianças, abriga acampamentos religiosos de jovens e colabora com várias iniciativas na área social, com apoio da Paróquia Santa'Ana. Ainda assim, ela nunca tinha pensado em ser homenageada. “Não esperava este título, às vezes parece que estou sonhando. E o melhor de tudo é que ele será entregue justamente no dia do meu aniversário. Será um grande presente”, comemora a religiosa.

Justamente por tratar-se de uma pessoa que dedicou grande parte de sua vida a ajudar os mais necessitados, o vereador Mario Takahashi afirma que a homenagem é muito justa. “Por meio da Associação que ajudou a fundar, a irmã Benedita já ajudou muitas crianças e muitos jovens, e tem projeto de ampliar este trabalho. A entrega do título de Cidadã Honorária é uma forma de a cidade reconhecer os importantes serviços prestados por ela”, argumenta o parlamentar.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.