Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Astróloga, escritora e radialista com programas veiculados em mais de 30 emissoras do país receberá o título de Cidadã Honorária de Londrina

A astróloga, escritora e radialista Yara Ramos, 76 anos, será homenageada pelos poderes Legislativo e Executivo na próxima sexta-feira (10), com o título de Cidadã Honorária de Londrina, durante solenidade na Câmara de Vereadores. A concessão da honraria foi proposta pelo vereador Péricles Deliberador (PMN), subscrita por mais 11 vereadores e sancionada pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD), por meio da lei n° 12.183/2014. O evento será realizado a partir das 20 horas, na sala de sessões do Legislativo Londrinense com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br.

Rosa da Aparecida Ramos Teixeira, a “Yara Ramos”, nasceu em São Jerônimo da Serra (PR), em 10 de maio de 1938. A família de Yara mudou-se para Londrina na década de 40, para residir nas proximidades do distrito da Maravilha, região Sul da cidade, onde a homenageada permaneceu durante toda a sua adolescência, dos nove até os 21 anos. Seu pai foi pioneiro na região, trabalhou em lavouras de milho e outros cereais, café e criação de gado. Ao completar 12 anos de idade e com apenas o curso primário, Yara Ramos começou a dar aulas para seus irmãos mais novos e vizinhos e, posteriormente, lecionou na escola primária de Maravilha.

Yara Ramos foi responsável pela alfabetização de muitas crianças naquele distrito, inclusive de um grupo de 45 descendentes de japoneses, cujos pais se instalaram em Maravilha para cultivar rami. Embora não tivesse formação pedagógica, lançou mão da criatividade e inovou com um método de alfabetização para as crianças japonesas que utilizava canto e desenho, o que lhe permitiu aprender palavras e cantos da língua japonesa. Em 1959, no aniversário de 25 anos da cidade, a homenageada entre outras professoras, recebeu Diploma e Medalha do Município em razão dos relevantes serviços prestados à comunidade.

Astrologia e rádio - Em 1962 mudou-se para a zona urbana de Londrina e continuou dando aulas em escolas municipais, além de estudar o 2º grau, concluindo o colegial na capital do Estado, Curitiba. Iniciou a carreira de bancária e conheceu o professor Netuno, astrólogo e radialista, do qual foi secretária, e com quem aprendeu astrologia, numerologia e ciências místicas. Em agosto de 1971 adotou o pseudônimo de “Yara Ramos” e iniciou um programa na Rádio Difusora de Londrina, líder de audiência à época. Este ano, no mês de agosto, o programa “Yara Ramos” hoje veiculado pela Rádio Londrina, comemora 44 anos de existência.

No programa radiofônico, Yara Ramos atende diariamente, de segunda a sábado, telefonemas e cartas dos ouvintes, analisa problemas e oferece conselhos, além de apresentar o horóscopo. O mesmo programa é gravado diariamente para dezenas de emissoras de rádio espalhadas pelo Brasil que avançam além as fronteiras do Estado, para ser veiculado em cidades como Goiânia (GO), Brasília (DF) Curitiba (PR). Durante mais de 20 anos, Yara Ramos também escreveu o horóscopo publicado diariamente pelo jornal Folha de Londrina, bem como em periódicos de outros estados, principalmente de Minas Gerais e Goiás.

Publicações - Como escritora, Yara Ramos comemora em 2015 a publicação de 35 livros de horóscopo, cujio conteúdo apresenta as previsões e orientações astrais para cada um dos símbolos do zodíaco. Publicou durante 14 anos a Revista Yara Ramos, escreveu um livro de receitas culinárias e outro de poesias com o título “Meu canto de amor”. Publicou ainda a autobiografia “A Grande Viagem”, relatando suas viagens, vivências e experiências, principalmente em Londrina, onde mora há 68 anos. Recebeu diversas homenagens, como o título de Cidadã Honorária de Ituiutaba (MG), duas Menções Honrosas pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e o Troféu Manoel da Nóbrega de 1976, dirigido aos melhores comunicadores do rádio, selecionados pelo apresentador Sílvio Santos.

O vereador Péricles Deliberador, proponente da homenagem, destacou o espírito pioneiro e comprometido de Yara Ramos com o desenvolvimento da cidade, quando ainda adolescente e apenas com formação no curso primário, iniciou o trabalho de alfabetização no distrito de Maravilha. “Ela participa de muitas ações sociais e como astróloga e escritora divulga o nome de Londrina para muitas cidades do país. Tem uma história de vida que demonstra sua sua atitude de servir as pessoas e, por isso, merece a homenagem”, afirmou o vereador.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.