Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Condecoração é uma homenagem ao trabalho do grupo, que atua para fortalecer a cidade como marca de excelência em saúde

Os membros do grupo Salus – Saúde Londrina União Setorial – receberam da Câmara Municipal de Londrina (CML), na noite da quarta-feira (22), a Medalha Ouro Verde. A condecoração é prevista pela Lei 12.835 e concedida a instituições e empresas que tenham se distinguido pelas atividades trazendo benefícios para a comunidade londrinense.

O Salus foi formado em 2009 a partir de iniciativa da Associação Médica de Londrina (AML) e Sebrae Paraná com o objetivo de fortalecer Londrina como marca de excelência em saúde. Os membros do grupo, que hoje estão estruturados em uma governança representada por 22 instituições, se reúnem quinzenalmente para discutir ações focadas na inovação e integração da cadeia da saúde com outros setores produtivos.

Com apoio da Fundação Certi e Sebrae Paraná, em 2018, o Salus lançou oficialmente o Polo de Saúde e elaborou um planejamento estratégico com ações a serem cumpridas até 2027. O diretor técnico do Laboratório Oswaldo Cruz e presidente por três anos do Salus, João Claudio Santilli, diz que a partir da formação do polo foram estabelecidos processos envolvendo o poder público e a integração com demais governanças.

“A função do Salus é fomentar essas ações integradas, a gestão da saúde e melhorar qualidade dos serviços trazendo benefícios para os usuários do sistema”, afirma.

Além da pauta de ações presentes no planejamento estratégico, Santilli lembra que o grupo é responsável pela organização anual do evento Health Connect Summit, que neste ano será realizado de forma híbrida em setembro. “Fomos a segunda governança que surgiu em Londrina, depois do APL de TI. Hoje, 10 governanças fazem parte do ecossistema de inovação”, aponta.

A atual presidente do Salus e gerente do Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da Irmandade Santa Casa de Londrina (Iepi-Iscal), Karen Barros Parron Fernandes, destaca a importância da homenagem e reconhecimento da comunidade londrinense, por meio da Câmara, e diz que a medalha dá ainda mais força para a missão do grupo, que é fortalecer o setor da saúde como polo de excelência a partir da integração da cadeia produtiva.

O Salus está hoje conectado ao Ecossistema de Inovação de Londrina e suas demais verticais, como Comércio In Foco, Construção Civil (Icon), EletroMetalMecânico (Inovemm), Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Audiovisual (Lavi), Químico e Materiais, Instituições de Ensino Superior (IES), Agronegócio (AgroValley) e Turismo.

“Seguimos com o nosso projeto de transformar a nossa cidade, até o ano de 2027, em um polo de referência nacional no provimento de soluções em produtos e serviços para a área da saúde através da integração da cadeia de valor e da excelência em pesquisa, desenvolvimento e inovação, sempre com o apoio fundamental do Sebrae em todas as nossas ações”, afirma.

A consultora do Sebrae Paraná, Liciana Pedroso, diz que o setor da saúde é considerado prioritário e tem impacto significativo na economia de Londrina, por isso, esse reconhecimento do trabalho do Salus perante à sociedade é muito relevante. “O Sebrae é membro atuante da governança desde a sua formação e, juntos, colaboramos para o desenvolvimento das ações de inovação e mercado para o setor”, descreve.

O vereador Jairo Tamura, autor do projeto, reconhece o esforço coletivo de todos os elos da cadeia da saúde de Londrina para trabalhar em melhorias e no crescimento do setor, que já é referência no Paraná. “Com o esforço conjunto e os desafios compartilhados, as soluções são viabilizadas de forma mais rápida”, justifica. Segundo ele, a Medalha Ouro Verde é uma forma de Londrina reconhecer publicamente os esforços e o trabalho da governança.

O Sallus

Integram o grupo Salus o Arranjo Londrinense das Indústrias da Saúde (Alis); Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD); Associação Médica de Londrina (AML); Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina e Região (Adaetec); Associação Evangélica Beneficente de Londrina (Aebel);  Hospital do Câncer de Londrina (HCL); Hospital de Olhos de Londrina (Hoftalon); Hospital Universitário Norte do Paraná (HU); Irmandade da Santa Casa de Londrina (Iscal); Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel); Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da Iscal (Iepi); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Instituto Nacional de Desenvolvimento de Saúde e Ecologia (Indese); Laboratórios Oswaldo Cruz; Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) – Campus Londrina; Sebrae Londrina; Senai; Centro Universitário Filadélfia (UniFil); Unicesumar; Universidade Pitágoras Unopar; Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Farmácias Vale Verde.

Asimp/Sebrae Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.