Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Londrina disponibiliza vários canais de atendimento à população, oferecendo aos contribuintes o acesso a serviços públicos específicos e diferentes alternativas para que possam registrar suas denúncias, reclamações, críticas e elogios. Com a intenção de aproximar mais a administração pública da comunidade, o Município reforça a divulgação dos serviços existentes, realizados por secretarias e órgãos municipais, incluindo Saúde, Educação, Obras e Pavimentação, Assistência Social, Idoso, Defesa Social, Guarda Municipal, Ouvidoria-Geral do Município, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Procon, entre outros.

Tapa-buracos - Para os cidadãos que desejam requisitar serviços de pavimentação asfáltica, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) disponibiliza o telefone da Operação Tapa-buracos. A comunidade pode registrar seu requerimento pelo telefone (43) 3341-1195, que pode ser acionado de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas. As demandas também podem ser especificadas pelo e-mail usina.asfalto@londrina.pr.gov.br.

Em um balanço divulgado no final de junho deste ano, a Diretoria de Serviços Urbanos e Pavimentação divulgou que, até o momento, mais de mil pedidos já foram executados, relativos à conservação viária, provenientes de ligações telefônicas, e-mail, reclamações para a Ouvidoria, ofícios e demandas da Câmara de Vereadores.

A população também pode procurar a SMOP para solicitar outros serviços como a limpeza de galerias, desentupimento e substituição de guias e tampas de boca de lobo, pelo telefone 3323-4080 ou pelo e-mail viacao.obras@londrina.pr.gov.br. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 7 às 13 horas.

Saúde- A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é uma das pastas da Prefeitura que contam com ouvidoria própria, tendo um setor específico responsável por receber as demandas manifestadas pela comunidade. O canal de atendimento recebe reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos cidadãos sobre os serviços e atendimentos prestados no Sistema Municipal de Saúde de Londrina.

O contato com a Secretaria Municipal de Saúde pode ser feito pelos telefones (43) 3375-0001 e 0800 400 1234, que funcionam das 8 às 18 horas, ou pessoalmente, na sede da SMS, localizada na Avenida Theodoro Victorelli, 103. Também está à disposição o e-mail sauts@asms.londrina.pr.gov.br.

No primeiro quadrimestre de 2017, de janeiro a abril, o órgão registrou 587 solicitações gerais feitas pela comunidade, com média de 146 atendimentos mensais. Dentre os pedidos, enquadram-se solicitações de exames, medicamentos e atendimento odontológico, denúncias, reclamações e elogios relativos a Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas, demandas sobre especialidades como filas médicas, e outras informações.

São atividades desenvolvidas pela Ouvidoria,o gerenciamento e registro das demandas, bem como o monitoramento do atendimento das solicitações recebidas e encaminhamento às diretorias e gerências responsáveis. O setor também realiza orientações aos usuários e trabalhadores sobre o fluxo de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). A Ouvidoria da Saúde foi criada pelo Decreto nº 847, de 2012.

Disque-Dengue - O Setor de Endemias da Secretaria de Saúde disponibiliza o Disque-Dengue (0800 4001 893), das 8 às 13h30. Por meio deste número, o cidadão pode tirar dúvidas e denunciar locais que tenham focos do mosquito Aedes aegypti. As empresas, escolas e demais instituições locais interessadas em receber ações educativas, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, para seus colaboradores e usuários também podem agendar atividades utilizando este atendimento.

Guarda Municipal – A Secretaria Municipal de Defesa Social também conta com serviços de ouvidoria para as demandas relacionadas à Guarda Municipal (GM). A central de atendimento fica na Rua Professor Joaquim de Matos Barreto, 333, no Jardim Higienópolis. O serviço funciona das 8h30 às 17h30. A população pode entrar em contato pelo telefone 3372-4661 ou pelo e-mail gm.ouvidoria@londrina.pr.gov.br .

Essa ouvidoria tem como atribuições receber denúncias, críticas, elogios, sugestões e reclamações da comunidade, referentes às condutas dos agentes da instituição, verificando a procedência das solicitações e denúncias apresentadas. Dessa forma, o órgão auxilia o cidadão, direcionando para o acesso a serviços públicos e permitindo que qualquer pessoa possa se manifestar e fazer suas solicitações.

Os telefones de emergência geral da Guarda Municipal são o 153 e 199. A chamada, sem cobrança de tarifa, pode ser feita tanto por telefone fixo quanto por celular, 24 horas por dia, em todos os dias da semana. Outro número disponível para falar com a GM é o 3372-4678, junto à Defesa Social.

Assistência Social – Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), a Prefeitura está realizando mais uma edição da “Operação Noite Fria”,que atende a população que está em situação de rua e de desproteção social. Qualquer cidadão que possuir informações sobre pessoas que vivem nas ruas e quiser ajudá-las, pode ligar para o telefone (43) 99991-4568, que recebe qualquer tipo de ligação, inclusive a cobrar.

O serviço de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, de 7 horas da manhã a 1 hora da madrugada. Nos sábados, o atendimento é das 9 às 20 horas, e domingos e feriados, das 9 às 15 horas. A população pode telefonar também para o Centro POP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no (43) 3378-0417.

Idoso – Para atender casos de violência contra idosos em Londrina, o Município disponibiliza atendimentos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS IV), no número (43) 3378-0405. Outros canais disponíveis aos cidadãos para denúncias e solicitações dessa natureza são o Disque Idoso Paraná, via 0800-41-0001 e o Disque Direitos Humanos (100).

Em Londrina, também é possível registrar denúncia na instituição Cáritas Londrina pelo 3354-2853 ou 3354-2881 ou pelo email notificacao@caritaslondrina.com.br. Nos dois locais do município, os cidadãos podem fazer suas denúncias pessoalmente. O CREAS IV fica na Avenida Rio de Janeiro, 1.560 (quase esquina com a Rua Paes Leme). A Cáritas está situada à Rua Umuarama, 46, no Jardim Santo Antônio.

Outros contatos

Ouvidoria-Geral do Município 
O horário de atendimento é das 9 às 18 horas. Os telefones são 162, 3372-4530, 3372-4531 e 3372-4532. O atendimento pode ser feito também através do formulário disponibilizado na página inicial do Portal da Prefeitura, link www.londrina.pr.gov.br, e pessoalmente no prédio administrativo da Prefeitura, na Avenida Duque de Caxias, 635, 2º andar.

Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) – Serviço de Atendimento à Comunidade (SAC) 
Telefone: (43) 3379-7900 – O contato também pode ser feito pelo site cmtu.londrina.pr.gov.br. A sede administrativa da CMTU fica na Rua Professor João Cândido, 1213.

Procon 
Para dúvidas, esclarecimentos ou reclamações, o Procon-LD está à disposição do cidadão na Rua Mato Grosso, 299, no Centro, em frente ao Shopping Royal Plaza. O telefone do órgão é o 151.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.